Portal:Tuvalu/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag of Tuvalu
Flag of Tuvalu
Tuvalu
Tuvalu
Ilhas de Tuvalu

Tuvalu (pronúncia em português[tuvaˈlu]; pronúncia em inglês[tuːˈvɑːluː, ˈtuːvəluː]) é um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste, com o território neozelandês de Tokelau, a leste, com Samoa, a sudeste, com o território francês de Wallis e Futuna a sul e com Fiji, também a sul, e fica estrategicamente localizado no sul da Oceania. A oeste o vizinho mais próximo é as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é bastante grande (cerca de 900 quilômetros quadrados).

O atol de Funafuti, principal centro do arquipélago, é formado por mais de 30 ilhas. 92% da população é tuvaluana, já 8% é formada por outros grupos polinésios, principalmente os que vêm de Kiribati. Tuvalu divide-se administrativamente em nove ilhas. O nome "Tuvalu" significa "grupo de oito", na língua tuvaluana, e simboliza suas oito ilhas que originalmente eram habitadas.

Em 1568 o navegador espanhol Álvaro de Mendaña foi o primeiro europeu a navegar pelo arquipélago. Em 1568 durante sua primeira viagem avistou Nui e durante sua segunda viagem em 1595 navegou passando Niulakita. Em 1819, a ilha de Funafuti foi nomeada Ilha Ellice; o nome Ellice seria aplicado a todas as nove ilhas. As ilhas foram declaradas um protetorado britânico pelo Capitão Gibson do HMS Curacoa em 1892; então administrado como parte dos Territórios Britânicos do Pacífico Ocidental; e de 1916 a 1974 como parte da colônia das Ilhas Gilbert e Ellice.

Como resultado do referendo de autodeterminação das Ilhas Ellice em 1974 a colônia das Ilhas Gilbert e Ellice deixou de existir em 1 de janeiro de 1976 e as colônias britânicas separadas de Kiribati e Tuvalu surgiram. Tuvalu tornou-se totalmente independente dentro da Commonwealth em 1 de outubro de 1978. Em 17 de setembro de 2000, Tuvalu tornou-se o 189º membro das Nações Unidas.