Post-Panamax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Porta-contentores post-panamax Colombo Express.

A Post-Panamax constitui uma classe de navios de dimensões superiores à da classe panamax ou seja de navios grandes de mais para caberem nas eclusas do Canal do Panamá. Esta classe de navios também é referida como "postpanamax" ou "overpanamax".

Até à década de 1990, a dimensão da classe panamax foi sempre um fator determinante em arquitetura naval para a determinação das dimensões máximas dos navios cargueiros. No entanto, desde essa época, esse limite dimensional tem sido posto em questão em virtude do crescimento constante do tráfego marítimo e do volume de mercadorias transportado. O aumento das dimensões dos navios para valores superiores às dos limites máximos impostos à classe panamax permite realizar economias de escala no transporte marítimo.

Dimensões[editar | editar código-fonte]

A classificação post-panamax tem sido atribuída praticamente apenas aos navios porta-contentores. Os graneleiros e os petroleiros de dimensões equiparadas são classificados como suezmax ou capesize. Fora estes tipos de navios, são raros aqueles que atingem dimensões tão elevadas.

Os navios post-panamax têm como dimensão limite uma boca máxima de 42,80 metros. Este limite é imposto pelas dimensões máximas dos pórticos da maioria dos grandes estaleiros navais.

No entanto, alguns porta-contentores mais recentes, têm bocas máximas de dimensões ainda superiores, o que os coloca já na classe dos malaccamax ou suezmax.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • GEORGE, William E., Stability & Trim for the Ship's Officer, Centreville, Md: Cornell Maritime Press, 2005
  • HAYLER, William B., American Merchant Seaman's Manual, Cambridge, Md: Cornell Maritime Press, 2003
  • ESPARTEIRO, António M., Dicionário Ilustrado de Marinha (reimpressão), Lisboa: Clássica Editora, 2001
  • FONSECA, Maurílio M., Arte Naval (5ª edição), Rio de Janeiro: Serviço de Documentação Geral da Marinha, 1989

Ver também[editar | editar código-fonte]