Prótese bucomaxilofacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia

A Prótese bucomaxilofacial (ou buco maxilo facial) é uma especialidade da odontologia que visa a reabilitação de pacientes com morbidades faciais resultantes de cirurgias de cabeça e pescoço ou bucomaxilofaciais de origem patológica ou traumática ou de distúrbios de desenvolvimento ou congênito na face maxila e mandíbula através de próteses, permitindo o retorno do paciente ao convívio e rotina social normal.

A prótese bucomaxilofacial podem ser extra orais ou intra orais pois o especialista em prótese buco maxilo facial atua na reabilitação estética e/ou funcional de todo o vicerocrânio (parte do crânio que estão os órgão como o olho, orelha, nariz e boca).

Próteses Extra Orais: prótese ocular, prótese óculo palpebral, prótese auricular e prótese nasal;

Prótese Intraoral: prótese obturadora maxilar, prótese velofaringeana, prótese mandibular, prótese elevadora de palato.

Podem ser fixadas na área facial a ser reabilitada com adesivos específicos para este fim, implantes osseointegrados com sistema magnético prótese-implante, métodos permitem a remoção da prótese em qualquer momento trazendo mais conforto ao paciente.

Existem diferentes modalidades dentro da face. Atualmente são confeccionadas em silicone, material que melhor reproduz a epiderme humana em suas propriedades e permite excelente pigmentação, permitindo um resultado mais estético.

O Brasil possui atualmente profissionais da área de nível internacional.

Ícone de esboço Este artigo sobre Odontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.