Presidente da Índia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Presidente da Índia
Pranab Mukherjee-World Economic Forum Annual Meeting Davos 2009 crop(2).jpg
No cargo
Pranab Mukherjee

desde 25 de Julho de 2012
Residência Rashtrapati Bhavan
Duração 5 anos
Inaugurado por Rajendra Prasad
Criado em 26 de Janeiro de 1950

O Presidente da Índia ou Rashtrapati (em hindi: राष्ट्रपति um neologismo sânscrito, "Senhor do reino") é o chefe de Estado e de principal cidadão da República da Índia, bem como o Comandante Supremo das Forças Armadas Indianas. Em teoria, o presidente possui considerável poder. Com poucas exceções, a maior parte da autoridade investida do presidente, na prática, é exercida pelo Conselho de Ministros, liderado pelo Primeiro-Ministro.

Na Índia, um país de 1,2 bilhão de habitantes, o presidente tem somente um papel representativo. Embora oficialmente seja o chefe das Forças Armadas, o poder executivo está nas mãos do Governo e do Primeiro-ministro, atualmente Narendra Modi.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Índia é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.