Preston Sturges

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Preston Sturges (Illinois, 29 de agosto de 1898New York City, 6 de agosto de 1959) foi um roteirista e diretor de cinema e teatro norte-americano. Ganhou o Óscar em 1941 de melhor roteiro original com o filme The Great McGinty, foi o primeiro ganhador do prêmio nessa categoria.

Sturges nos anos 1930 revolucionou a comédia screwball, escrevendo dialógos que ouvidos hoje soam extremamente naturais, maduros e a frente de seu tempo, apesar das situações retratadas.

Sturges foi o primeiro a se estabelecer como roteirista para depois vir a dirigir seus próprios roteiros. Entre 1939 e 1945 dirigiu vários filmes de sucesso. Isso o levou a se tornar diretor independente, mas não durou muito devido a uma série de fracassoa e sua reputação de perfeccionista e gastador, o que fez com que nenhum estúdio quisesse mais trabalhar com ele.

Foi casado quatro vezes e teve três filhos. Faleceu aos 60 anos de ataque cardíaco.

Filmografia Parcial[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.