Charlie Kaufman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Charlie Kaufman
Charlie Kaufman
Nome completo Charles Stuart Kaufman
Nascimento 19 de novembro de 1958 (55 anos)
Nova Iorque, Nova Iorque
 Estados Unidos
Ocupação Realizador, produtor, argumentista
Atividade 1983 – presente
Oscares da Academia
Melhor Roteiro Original
2004 - Eternal Sunshine of the Spotless Mind
BAFTA
Melhor Roteiro - Original]]
2000 - Being John Malkovich
2004 - Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Melhor Roteiro - Adaptado
2003 - Adaptation.

Charles Stuart Kaufman (20 de Setembro de 1958) é um roteirista vencedor do Oscar, identificado pela revista Premiere como uma das 100 pessoas mais influentes de Hollywood.

Charlie Kaufman cria com seus roteiros teses sobre a expansão do consciente humano. Entre seus parceiros, figura Michel Gondry, autor de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Numa indústria em que a noção de autoria concentra-se na figura do diretor, Kaufman tornou-se uma exceção. A respeito dessa questão, a professora da Universidade de Kent Cecília Sayad escreve o ensaio O Jogo da Reinvenção (Alameda, 2008).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ele veio escrever o seu primeiro roteiro no filme Quero Ser John Malkovich (dirigido por Spike Jonze), que foi nomeado ao Oscar de melhor roteiro original e ao Oscar de melhor diretor para Spike Jonze.

Em 2002 ele voltou a trabalhar com Jonze novamente como o roteirista do filme Adaptação., que lhe rendeu outra indicação ao Oscar de melhor roteiro original. Adaptação. caracterizou "Charlie Kaufman" em um personagem fictício onde ele tem um "irmão gêmeo idêntico", Donald Kaufman, um roteirista de que reflete as ansiedades Kaufman sobre Hollywood. A edição em DVD de Adaptação. Contém uma filmografia que lista Donald Kaufman como tendo escrito o roteiro para o filme. Os créditos no final do filme tem as palavras "em memória de Donald Kaufman".

Kaufman também escreveu o roteiro de Confessions of a Dangerous Mind , uma cinebiografia baseada na "autobiografia não autorizada" de Chuck Barris. O filme centra-se na alegação de Barris de ter sido um assassino da CIA. Foi George Clooney quem dirigio em sua estreia como diretor. Kaufman ficou com muita raiva de Clooney por que ele faz alterações drásticas em seu script sem consultá-lo (em vez disso, Clooney consultou Barris). Kaufman disse o seguinte em uma entrevista com William Arnold :

Cquote1.svg A coisa mais irritante para um escritor é entregar um script e depois transformarem ele. Isso não é para mim eu quero estar envolvido do início ao fim. E muitos diretores [Gondry e Jonze] sabem respeitár isso. Cquote2.svg
Kaufman em uma entrevista com William Arnold

Em 2004 foi lançado Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, foi o segundo filme de Kaufman com o diretor Michel Gondry. Kaufman ganhou seu primeiro Oscar de melhor roteiro original que gira em torno de um homem que contrata os serviços de um médico para apagar as lembranças de um relacionamento fracassado de seu cérebro.

Kaufman fez sua estréia na direção com seu próximo projeto, Synecdoche, New York. Philip Seymour Hoffman , Samantha Morton , Catherine Keener , Hope Davis , Jennifer Jason Leigh, Emily Watson, Dianne Wiest e Michelle Williams estrela no filme, que narra "a história de um dramaturgo angustiado que é forçado a lidar com várias mulheres em sua vida ". Ele estreou no Festival de Cannes em 2008.

Filmografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Como roteirista[editar | editar código-fonte]

Como diretor[editar | editar código-fonte]