Pula-pula-assobiador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPula-pula-assobiador
PULA-PULA-ASSOBIADOR (Basileuterus leucoblepharus).jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Parulidae
Género: Basileuterus
Espécie: B. leucoblepharus
Nome binomial
Basileuterus leucoblepharus
(Vieillot, 1817)

O pula-pula-assobiador (Basileuterus leucoblepharus) é uma ave sul-americana de porte maior que a maioria de seus congêneres. É uma espécie predominantemente insetívora, sendo que forrageia exclusivamente no sub-bosque.

A exemplo das outras espécies do gênero, o pula-pula-assobiador nidifica no solo, construindo o ninho geralmente escondido por folhas secas e/ou próximo a barrancos. O pula-pula-assobiador é endêmico da porção sul da Mata Atlântica (sensu latu) com registros desde o sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Mato Grosso do Sul - no Brasil - até a Província de Misiones - Argentina, Paraguai e Uruguai.

Habita florestas de altitude elevada mas possui registros em florestais de menor altitude à medida que sua distribuição avança em direção sul.

Não ocorre em fragmentos florestais com sub-bosque pouco representativo ou ausente. Seu canto, bastante melodioso, é apressado no início, passando a uma escala clara descendente.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.