Raine McCorquodale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Raine
Condessa de Dartmouth
Condessa Spencer
Condessa de Chambrun
Cônjuge Gerald Legge, 9.º Conde de Dartmouth (1947-1976)
John Spencer, 8º Conde Spencer

(1976-1992)
Jean-François Pineton de Chambrun (1993-1995)

Descendência
William Legge, 10.º Conde de Dartmouth
Hon. Rupert Legge
Lady Charlotte Legge
Hon. Henry Legge
Nome completo
Raine MacCorquodale
Pai Alexander George "Sachie" MacCorquodale
Mãe Barbara Cartland
Nascimento 9 de setembro de 1929 (84 anos)

Raine MacCorquodale, condessa de Chambrun (9 de setembro de 1929) é uma socialite britânica e ex-política do Partido Conservador do Reino Unido, melhor conhecida por ter sido a madrasta de Diana, Princesa de Gales (1961-1997).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Raine era a única filha da famosa romancista Barbara Cartland e de seu primeiro marido, Alexander George "Sachie" MacCorquodale, um oficial da armada britânica e herdeiro de uma fortuna de tipografia. Raine tornou-se Debutante do Ano em 1947. Ela tem dois meio-irmãos, Ian e Glen, filhos de sua mãe com seu segundo marido, Hugh MacCorquodale, um primo de seu pai.

Em 21 de julho de 1948, Raine MacCorquodale casou-se com Hon. Gerald Humphry Legge, então titulado como visconde Lewisham, que depois se tornou o 9° conde de Dartmouth. Eles tiveram quatro filhos:

Durante seu primeiro casamento, ela serviu como membro conservador do Conselho da Grande Londres, representando o subúrbio de Richmond-upon-Thames. Polêmica, ela logo se tornou uma figura familiar nas colunas de fofocas. Os Dartmouth divorciaram-se em algum momento antes de 1976.

Em 14 de julho de 1976, Raine, condessa de Dartmouth, casou-se secretamente com Edward John Spencer, 8° conde Spencer, em Caxton Hall, Londres. O relacionamento entre Raine e Edward começou em meados de 1969. Extremamente impopular com seus enteados, entre os quais estava a futura Princesa Diana, ela foi ridicularizada por eles e por outros membros da família e apelidada de "Raine Ácido". O tempo em que viveu na propriedade de campo da família, Althorp - um período no qual se assistiu uma profunda redecoração da casa e a venda de tesouros da família - foi chamado de "Terror de Raine".

O conde Spencer morreu em 1992, e, segundo o livro de Kitty Kelley The Royals, Diana e seu irmão Charles colocaram as roupas de sua madrasta em malas vagabundas e as jogaram escada a baixo. Eles também não deixaram Raine levar qualquer mobília da mansão, e Diana, em outra ocasião, teria empurrado Raine escada a baixo.

Raine, condessa Spencer, casou-se, no dia 8 de julho de 1993, com o conde francês Jean-François Pineton de Chambrun, um descendente do marquês de La Fayette e parente da família presidencial Roosevelt. Jean-François era anteriormente casado com a debutante estadunidense Josalee Douglas, cuja prima-irmã era Sharman Douglas, a reputada amante lésbica de Margarida do Reino Unido. Chambrun e Raine tiveram um relacionamento de trinta e três dias antes de se casarem. Em janeiro de 1995, o casal divorciou-se. Raine tentou reclamar seu antigo título (condessa Spencer), porém, como era uma viúva que se casou novamente, o título não pôde ser reivindicado. Contudo, a imprensa freqüentemente se refere a ela como Raine, condessa Spencer, o que está incorreto.

Atualmente, ela é um membro da direção da Harrods, a loja de departamentos pertencente ao bilionário Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Al-Fayed, que morreu juntamente com a princesa Diana num acidente automobilístico em 31 de agosto de 1997, em Paris, França.

Acredita-se que, antes de sua morte, a Princes Diana havia-se reconciliado com Raine e se tornado amiga dessa, enquanto que o relaciomento com sua mãe, Frances Shand Kydd, estava tenso.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 1929-1948 Srta. Raine MacCorquodale
  • 1948-1962 Viscondessa Lewisham
  • 1962-1976 Condessa de Dartmouth
  • 1976 Raine, Condessa de Dartmouth
  • 1976-1992 Condessa Spencer
  • 1992-1993 Raine, Condessa Spencer
  • 1993-1995 Condessa Jean-François Pineton de Chambrun
  • 1995-presente Raine, condessa de Chambrun