Rato-toupeira-pelado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRato-toupeira-pelado
Nacktmull.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Bathyergidae
Subfamília: Heterocephalinae
Landry, 1957
Género: Heterocephalus
Rüppell, 1842
Espécie: H. glaber
Nome binomial
Heterocephalus glaber
Rüppell, 1842
Distribuição geográfica
Heterocephalus glaber dis.png

O rato-toupeira-pelado ou rato-toupeira-nu (Heterocephalus glaber) é um roedor da família Bathyergidae e a única espécie do gênero Heterocephalus.

Pode ser encontrado na Somália, Etiópia central e muito do norte e leste do Quênia, estendendo-se ao sul até o Parque Nacional de Tsavo Ocidental e a cidade de Voi.

Também é registrado no Djibouti, sugerindo que a espécie tinha uma distribuição geográfica mais ampla que a atual.

Características[editar | editar código-fonte]

Essa espécie de rato, como todos os roedores, possui dentes incisivos que nunca param de crescer e que precisam ser gastos constantemente.Eles gastam seus dentes cavando.Segundo pesquisas recentes, esses ratos tem uma longevidade maior do que outros ratos, e também parece que eles são resistente ao câncer e qualquer tipo de dor como fogo, pimenta e outros produtos químicos, explicação para a resistência poderia ser o local onde os animais vivem, no subterrâneo com níveis baixos de oxigênio e altas concentrações de amônia e dióxido de carbono, que afetariam nervos que o animal “desliga” para sobreviver.[1]

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Essa espécie de rato é conhecida por viver a vida inteira (ou maior parte dela), embaixo do solo, sendo , raramente vistos na superfície. A rainha do grupo acasala-se com um único macho, é ela quem comanda os outros membros do grupo, ela mantém o controle através dos feromônios que libera em sua urina, quando os outros entram em contato com a urina ficam suscetíveis a ela.

A rainha impede qualquer membro do grupo de acasalar, as fêmeas são impedidas através dos feromônios, os machos são surrados e empurrados por ela quando estão com interesses reprodutivos. A reprodução por parte dos membros do grupo só é feita quando um macho sai da toca, a procura de outra para poder acasalar.

Referências

  1. WOODS, C. A.; KILPATRICK, C. W. Infraorder Hystricognathi. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 2, p. 1538-1600.
  2. MAREE, S.; FAULKES, C. 2008. Heterocephalus glaber. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Acessado em 10 de novembro de 2008.
  3. BRIGGS, H. "Naked mole-rat gives cancer clues". In: BBC News Health. [1]. Acessado em 20 de junho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.