Relé fotoelétrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O relé fotoelétrico é um relé destinado ao acionamento de lâmpadas elétricas em sistemas em geral.

Este aparelho é utilizado com muita frequência em sistemas de iluminação pública, placas luminosas e também automóveis que tenham controle automático de acionamento dos faróis. Sua larga utilização em iluminação pública é devido as lâmpadas dos postes serem geralmente de acionamento individual, sendo o relé fotoelétrico responsável pelo acionamento das lâmpadas ao anoitecer e desligamento ao amanhecer conforme a luz do dia.

Atualmente seu mecanismo é constituído por componentes eletrônicos, sendo estes modelos de patente industrial com acionamento através de tiristor, utilizando uma estrutura plástica com contatos trifásicos, conforme norma brasileira. É comum encontrar na iluminação públicas, lâmpadas acesas durante o dia, sendo que o principal motivo é a falta de manutenção nos relés fotoelétricos danificados.

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.