Rela-meridional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRela-meridional
Hyla meridionalis 01.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Hylidae
Género: Hyla
Espécie: H. meridionalis
Nome binomial
Hyla meridionalis
Boettger, 1874
Distribuição geográfica
RangeMapHylaMeridionalis.png
Posição de repouso.

A Rela-meridional (Hyla meridionalis) é uma espécie de da família Hylidae. É semelhante à rã-arborícola-europeia, mas maior (algumas fêmeas podem atingir 65 mm), tem membros posteriores mais compridos, e a risca lateral chega apenas até aos membros anteriores (muitas vezes começando nos olhos, e não nas narinas). O coachar é parecido com o da rã-arborícola-europeia, mas é mais grave e lento.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Esta espécie distribui-se pelo Sul de França, Sul de Portugal e Espanha (da Catalunha até à Andaluzia, e também em Menorca e Madeira. Também pode ser encontrada no Parque Nacional de Garajonay, na ilha de La Gomera.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) Donaire-Barroso et al (2004). Hyla meridionalis. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 12 Maio 2006. Entrada na base de dados incluindo mapa de distribuição e justificação do estatuto de consevação da espécie.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Hyla meridionalis», especificamente desta versão.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Rela-meridional
Ícone de esboço Este artigo sobre anfíbios anuros é um esboço relacionado ao Projeto Anfíbios e Répteis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.