Responsabilidade social corporativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde dezembro de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.


Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Estudar a Responsabilidade Social Corporativa, no século XXI, obriga a recuar um século e começar por abordar as primeiras preocupações sociais das empresas. Sendo inegável que a sensibilidade para o tema teve o seu início nos EUA, a partir de meados do século passado, a Europa assumiu especial relevância tanto na implementação deste tipo de políticas, como na reflexão académica sobre o tema.

E o tema nem sempre foi consensual. Se por um lado, a grande maioria dos autores identifica as virtudes de as empresas (e outras organizações) implementarem as suas políticas de RSC, existe também quem entenda que os recursos das empresas não devem ser alocados a outros fins que não a busca pela maximização dos lucros. Polémica à parte, a sociedade tem-se organizado tendo em vista a adopção por parte das empresas de um conjunto cada vez maior de iniciativas que revelem preocupações sociais. Surgiram as normas e certificações, internacionais e portuguesas, e sucede-se a criação de entidades supra-empresariais que pretendem ser parceiros na implementação de políticas de RSC e veículo na transmissão de boas práticas.

Da parte dos académicos, também a discussão foi elevada para um nível diferente, mais abrangente, e que tem situado a reflexão no modo como a gestão das empresas pode desenrolar o seu papel nas preocupações sociais da forma mais eficiente.

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.