Robert McCormick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Robert McCormick (Great Yarmouth, 22 de julho de 180025 de outubro de 1890) foi um cirurgião, naturalista e explorador britânico da Marinha Real Britânica.

Carreira[editar | editar código-fonte]

McCormick começou a sua carreira como assistente-cirurgião no HMS Hecla sob o comando de Parry de William Edward em 1827, posteriormente tornou-se cirurgião de bordo no Beagle em 1832, tendo como naturalista do navio Charles Darwin, que desenvolveu a teoria da seleção natural em 1832. Viajou ao Brasil) e, como cirurgião na expedição de James Clark Ross, entre 1839 e 1842, foi para a Antártica com o objetivo de localizar o polo sul. Na última viagem, seus deveres de naturalista foram divididos com Hooker de Joseph Dalton, concentrando-de na geologia e coleta de pássaros.

McCormick conduziu também uma expedição de busca mal sucedida para encontrar John Franklin, que não retornou após uma expedição para encontrar uma passagem marítima pelo norte da América ( Passagem do Noroeste, interligando o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

Em 1844, publicou sua autobiografia com o título " Voyages of Discovery in the Arctic and Antarctic Seas and around the World " .

O mandrião-antártico, mandrião-do-sul ou skua-polar-sul, Stercorarius maccormicki , é um pássaro marinho da familia das Stercorariidae encontrada por McCormick numa ilha da Antártica ( Terra de Vitória ). Este pássaro foi descrito por ele em 1841 , e nomeado em sua homenagem por Howard Saunders.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Stephen Jay Gould, Darwin et les grandes énigmes de la vie, Seuil, coll. « Points / Sciences », Paris, 1997 ISBN 2020069806

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.