Rube Goldberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rube Goldberg (1916)

Reuben Garrett Lucius Goldberg (4 de julho de 1883 a 7 de dezembro de 1970) foi um artista plástico, cartunista, escultor, escritor e engenheiro norte-americano. Goldberg se graduou como engenheiro pela Universidade da California, Berkeley, em 1904, e durante seis meses, contratado pela cidade de San Francisco, trabalhou no projeto do sistema de esgoto de sua cidade natal.

No entanto, abandonou sua carreira como engenheiro, e logo começou a trabalhar como cartunista do jornal San Francisco Chronicle. No ano seguinte, foi contratado pelo San Francisco Bulletin, onde permaneceu até 1907, contratado para ilustrar a seção de esportes. Naquele mesmo ano, se mudou para Nova York.

Anúncio (1916)

Ele desenhou charges para vários jornais nova-iorquinos, incluindo o New York Evening Journal e o New York Evening Mail. Para o Mail, entre 1907 e 1915 criou várias tiras, tais como Foolish Questions, Soup and Fish, The Candy Kid, Lunatics I Have Met, I'm the Guy, They All Look Good When You're Far Away, The Weekly Meeting of the Tuesday Women's Club, Mike and Ike, e They Look Alike. Também para o Mail criou em 1915 a tira dominical Boob McNutt, que seria publicada até 1934. Seu trabalho começou a ser distribuído pelos sindicatos de imprensa em 1915, o que consolidou sua popularidade em todo o país.

Apesar de todas estas séries terem sido muito populares, a que lhe deu fama duradoura foi Inventions of Professor Lucifer Gorgonzola Butts. Nesta série, Goldberg desenharia diagramas esquemáticos chamados de "invenções" cômicas do imaginário professor Lucifer Gorgonzola Butts. Uma idéia da importância desta série na história dos quadrinhos pode ser dada pelo fato de que em 1995, "As Invenções de Rube Goldberg", representando o guardanapo auto-operante do Professor Butts, foi uma das 20 tiras incluídas no Comic Strip Classics, série comemorativa de selos postais dos Estados Unidos.

Durante os anos 1920, Goldberg continuou a criar novas histórias, como Phoney Films, Boobs Abroad, Life's Little Jokes o Bobo Baxter. Mais tarde, na década de 1930, vieram Lala Palooza e Brad and Dad .

Seu trabalho não se limitou a desenhos humorísticos. Elaborado também ilustrou artigos em vários jornais e participou de várias campanhas publicitárias para empresas como Pepsi Cola. Em 1948 foi premiado com o Prêmio Pulitzer por suas charges publicadas no The New York Sun. Ele também trabalhou no cinema, escrevendo o roteiro para o filme Soup to Nuts , dirigido por Benjamin Stoloff, e até atuou em um curta-metragem sobre si mesmo, Travelgag Rube Goldberg, dirigido por Leslie Roush.

Em 1945, participou da fundação da National Cartoonists Society ([National Cartoonists Society]), da qual se tornou presidente um ano mais tarde. O prêmio principal laureado por esta instituição, o Prêmio Reuben se chama assim por causa do primeiro nome de Goldberg.

Mais tarde em sua carreira Goldberg foi contratado pelo New York American Journal, e trabalhou lá até sua aposentadoria em 1964. Durante sua aposentadoria, se manteve ocupado com escultura em bronze. Foram organizadas várias exposições sobre o seu trabalho; a última, que teve em vida foi em 1970, no Museu Nacional de História Americana, em Washington, DC. Poucos meses depois, morreu aos 87 anos, e foi enterrado no cemitério Mount Pleasant em Hawthorne, Nova York.

Além do Prêmio Pulitzer em 1948, recebeu muitos prêmios: o Prêmio Gold T-Square Award em 1955, o Prêmio Reuben em 1967, e postumamente, em 1980, o Prêmio Gold Key Award (Hall da Fama) em 1980.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.