Rubem Valentim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rubem Valentim
Nascimento 9 de novembro de 1922
Maceio
Morte 30 de novembro de 1991
São Paulo
Nacionalidade BrasilBrasileiro

Rubem Valentim (Maceio, 9 de novembro de 1922 - São Paulo, 30 de novembro de 1991) foi um pintor, escultor, gravador e professor brasileiro, sendo considerado um dos grandes pintores construtivistas.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Na pintura, foi autodidata, iniciando carreira na década de 1940, apesar de sua graduação em Odontologia, formado pela Universidade Federal da Bahia em 1946, exerceu esta profissão por um breve espaço de tempo, dedicando-se integralmente a pintura a partir de 1948.

Também estudou jornalismo na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e concluiu o curso em 1953. Em 1957 muda-se para o Rio de Janeiro, onde morou até 1963, trabalhando como professor assistente de Carlos Cavalcanti, que ministrava o curso de história da arte, no Instituto de Belas Artes. Entre 1966 e 1968, foi professor na Universidade de Brasília.

Obra[editar | editar código-fonte]

Rubem Valentim, desde o início de sua produção, faz referências às tradições populares do nordeste brasileiro e entre os anos de 1946 e 1947, integra o Movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, junto com Mario Cravo Júnior, Carlos Bastos, entre outros.

A partir da década de 1950, recebeu influências das religiões de base africana, como o candomblé e a umbanda, e faz referência ao simbólico através de suas formas geométricas, muitas vezes presentes em signos e emblemas destas religiões, além de aliar a geometria ao uso de cores de formas criativas, intensas e diversas. No final da década de 1960, realizou murais, relevos e grandes esculturas em madeira, mantendo a linha geométrica mestra.

Rubem Valentim possui obra no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Referências

  1. MAC virtual - Rubem Valentim. Visitado em 29/10/2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]