Autodidata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O polímata Leonardo da Vinci é um dos autodidatas mais conhecidos da história.

Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.[1]

O autodidatismo é alvo de estudos acadêmicos, devido especialmente a expansão de sistemas educacionais on-line. Estes estudos visam a compreensão das práticas pedagógicas, a relação entre o uso de tecnologia e a concepção de conhecimento e educação envolvidas no processo.[2]

Dentre autodidatas famosos, podem ser citados o músico Jimi Hendrix[3] ; os escritores Ray Bradbury[4] ,Machado de Assis, José Saramago[5] e o polímata Leonardo da Vinci[6] .

Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Edgard Matsuki (28 de dezembro de 2012). Autodidatismo: especialista dá dicas para estudar sem professor (em português) Portal UOL 14 de janeiro de 2013. Visitado em 13 de abril de 2013.
  2. Maristela Midlej Silva de Araújo. (2007) "O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line" (em português). Revista Brasileira de Educação 12 (36).
  3. Hendrix Jimmy Hendrix (em português) Blitz. Visitado em 13 de abril de 2013.
  4. Jorge Luiz Calife (9 de junho de 2012). Ray Bradbury: o poeta da ficção científica (em português) O Globo. Visitado em 13 de abril de 2013.
  5. Jorge Luiz Calife. José Saramago (em português) Folha de São Paulo. Visitado em 13 de abril de 2013.
  6. Un gênio entre nós. Um gênio entre nós (em português) Revista Veja. Visitado em 13 de abril de 2013.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete autodidata.