Rowan Atkinson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rowan Atkinson
Rowan Atkinson na estréia do filme Johnny English Reborn em setembro de 2011.
Nome completo Rowan Sebastian Atkinson
Nascimento 6 de Janeiro de 1955 (59 anos)
Consett, Durham
 Reino Unido
Ocupação Ator
Comediante
Roteirista
Cônjuge Louise Ford (2014-presente)
Emmy Awards
Emmy Internacional
Outros prêmios
BAFTA
IMDb: (inglês)

Rowan Sebastian Atkinson CBE (Consett, 6 de janeiro de 1955) é um ator, comediante e roteirista britânico. Tornou-se mundialmente conhecido pelo carismático personagem Mr. Bean, que ele criou e interpretou.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rowan Atkinson interpretando o seu famoso personagem Mr. Bean em Bruxelas.

Formou-se como engenheiro eletricista na Universidade de Oxford, Rowan é apaixonado por carros. A estrela britânica já participou em diversas competições de velocidade e foi eleito num programa da TV inglesa o piloto mais veloz das celebridades.

Rowan chamou a atenção da crítica no festival de Edinburg em 1977. Depois criou sua própria revista no teatro Hampstead de Londres em 1978, tornou-se um fundador membro do "Not the Nine O'Clock News Team" da BBC - essa foi experiência que lhe deu vários prémios como LP de Platina e Ouro, muitos livros de sucesso, a Rosa de Prata em Montreau, um EMMY Internacional, o Prêmio da Academia Inglesa e tornou-se a Personalidade do Ano da BBC.

Em 1981 Rowan tornou-se o mais jovem ator a ter um show no London's West End - o sucesso da temporada no Globe Theatre e ganhou da Sociedade West End o Prêmio de Comediante e Ator do Ano. Em 1983 Rowan juntou-se com o escritor Richard Curtis para criar e apresentar a série humorística Blackadder para a BBC.

Depois de assegurar por cinco anos as quatro séries, ganhou três prêmios da Academia Inglesa, um EMMY Internacional, três vezes o prêmio ACE e prêmios pessoais por sua performace. Novamente Rowan foi votado a Pessoa do Ano da BBC.

O programa piloto do impagável Mr. Bean ganhou a Rosa de Ouro em Montreal e foi indicado a um EMMY Internacional. Subsequentemente ganhou diversos prêmios como EMMY Internacional, dois Prêmios BANFF e um Prêmio ACE por melhor comédia em 1995.

Os programas já foram vendidos em mais de 200 países.

No topo do ranking dos shows de comédia da década na TV comercial, Rowan é produzido pela Produtora Tiger Aspect da qual também é sócio.

Rowan Atkinson em Londres, durante a estréia do filme Mr. Bean's Holiday (As Férias de Mr. Bean).

Rowan tem aparecido em inúmeros filmes, incluindo “Never Say Never Again” com Sean Connery, “The Tall Guy” com Jeff Goldblum, “The Witches” de Nick Roeg e “The Appointments” de Dennis Jennings para HBO o qual ganhou o Oscar em 1989 por melhor filme curta metragem.

Ele co-produziu e atuou em Bean - The Ultimate Disaster Movie (1997). Atuou também em "Quatro Casamentos e um Funeral" da Polygram em associação com a Tiger Aspect e Notting Hill.

Em 2001 Rowan apareceu como Enrico Polini no filme Rat Race também estrelado por outros atores e atrizes famosos de Hollywood.

Em 2003, no filme Johnny English, filmado na França e Inglaterra, atuou no papel do agente secreto que dá título ao filme, escalado para acabar com a farsa do empresário francês Pascal Sauvage (John Malkovich).

Em 2007, filma As Férias de Mr. Bean, na região Francesa de Cannes (durante o próprio festival de Cannes), onde viaja de Londres a Cannes passando por inusitados problemas e aventuras.

Em 2011, anuncia que não vai encarnar o personagem. Aos 56 anos, o comediante afirma estar velho demais para continuar com o papel do britânico lerdo, trapalhão e maniático. Por isso, está aposentando o personagem que o consagrou e o tornou famoso em todo o mundo. Segundo o jornal britânico Daily Mail, o ator declarou que "Bean é uma criança em corpo de adulto. Mas eu envelheci", disse.

Rowan Atkinson em 1997, durante uma turnê de apresentação do filme Bean.

Mr. Bean deu nome a uma série de TV que começou a ser exibida em 1990 e durou cinco anos (no auge da série, os episódios eram vistos por até 18 milhões de pessoas). O personagem, então, passou a protagonizar filmes de grande sucesso. Estima-se que Mr. Bean - O Filme (1997) e As Férias de Mr. Bean (2007) tenham dado ao ator lucro equivalente a R$ 1,2 bilhão.

Nas Olimpíadas de Londres 2012, participou da cerimônia de abertura com o seu famoso personagem, Mr. Bean.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1979 The Secret Policeman's Ball Vários papéis
1981 Fundamental Frolics Ele mesmo
1982 The Secret Policeman's Other Ball Ele mesmo e Vários papéis
1983 Dead on Time Bernard Fripp
Never Say Never Again Nigel Small-Fawcett
1989 The Appointments of Dennis Jennings Dr. Schooner Curta-Metragem
The Tall Guy Ron Anderson
1983 a 1987 Blackadder,Blackadder II,Blackadder the Third Diversos personagens Roterista/criador/Diretor
1990 The Witches Mr. Stringer
1991 The Driven Man Ele mesmo TV
1992 Laughing Matters Apresentador Documentário
1993 Hot Shots! Part Deux Dexter Hayman
1994 Four Weddings and a Funeral Padre
The Lion King Zazu Voz
1995-1996 The Thin Blue Line Inspector Fowler
1997 Bean Mr. Bean Também escritor / produtor
2000 Maybe Baby Mr. James
2001 Rat Race Enrico Pollini
2002 Scooby-Doo Emile Mondavarious
2003 Johnny English Johnny English
Love Actually Rufus
2005 Keeping Mum Reverendo Walter Goodfellow
2007 Mr. Bean's Holiday Mr. Bean Também escritor
2011 Johnny English Reborn [1] Johnny English Também escritor / produtor

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Rowan Atkinson casou-se com Sunetra Sastry, filha de um pai indiano e mãe britânica[2] . O casal celebrou sua boda em Nova Iorque em no Russian Tea Room em 5 de fevereiro de 1990. Do casamento nasceram dois filhos: Benjamin Alexander Sebastian (nascido em 1993) e Lily Grace (nascida em 1995)[3] .

Em abril de 2014 Rowan Atkinson decidiu começar uma nova vida aos 59 anos. O ator colocou um ponto final no casamento de 23 anos com Sunetra Sastry.[4]

Após terminar o casamento iniciou novo romance com Louise Ford, uma comediante com quem contracenou em 2013. A sua nova namorada é 28 anos mais nova. Em 2014, ele tem 59 anos e ela tem 31 anos.[5]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons