São Martinho (Funchal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal São Martinho  
—  Freguesia  —
Igreja Matriz de São Martinho
Igreja Matriz de São Martinho
Localização no concelho de Funchal
Localização no concelho de Funchal
São Martinho está localizado em: Madeira
São Martinho
Localização de São Martinho na Madeira
32° 38' 57" N 16° 56' 38" O
País  Portugal
Região Flag of Madeira.svg Madeira
Concelho FNC.png Funchal
Fundação 1579
Administração [1]
 - Tipo Junta de freguesia
 - Presidente Duarte Caldeira Ferreira(PS, BE PND, MPT, PTP e PAN)
Área [2]
 - Total 7,97 km²
Altitude [3] 258 m (846 pés)
População (2011)[4]
 - Total 26 482
    • Densidade 3 322,7/km2 
' - Alojamentos' 8 696
Código postal 9000 Funchal
Correio electrónico sao.martinho@jf-saomartinho.pt
Sítio http://www.jf-saomartinho.pt

São Martinho é uma freguesia portuguesa do concelho do Funchal, com 8,06 km² de área e 26 482 habitantes (2011). Densidade: 2 560,3 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.633 (32°38') Norte e a uma longitude 16.95 (16°57') Oeste, estando a uma altitude de 240 metros. São Martinho tem uma estrada que liga ao Funchal e a Estreito de Câmara de Lobos. É banhado pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a norte.

Na sua parte Sul, acompanhando quase sempre o Oceano, situa-se uma estrada que foi em tempos uma das principais do Funchal (designada então, e ainda hoje, por Estrada Monumental), fazendo a ligação do concelho do Funchal ao concelho de Câmara de Lobos, e ao longo da qual se concentram a maior parte das unidades hoteleiras da Madeira. Nos anos mais recentes essa estrada foi sendo gradualmente preterida por uma via rápida que liga a zona Este à zona Oeste da ilha.

Centro Cívico de São Martinho, com igreja ao fundo.

Na mesma freguesia situa-se uma da praias maiores do Funchal, ou mesmo da ilha, a Praia Formosa. Esta mesma praia é actualmente uma das mais frequentadas do Funchal - pela sua extensão e porque dá acesso a uma série de praias menores -, mas nem sempre foi assim, em termos era uma anseada erma e isolada por falésias, a tal ponto que no século XVI desembarcaram aí um conjunto numeroso de corsários, que entraram no Funchal de surpresa roubando tudo o que puderam, tomando o controlo dessa cidade durante alguns dias. Segundo alguns autores, baseando-se em relatos da época, foi em consequência dessa "invasão" que nasceu a localidade do Curral das Freiras, pois sendo os corsários protestantes, profanaram e roubaram muitos dos conventos católicos da ilha, de um desses conventos fugiu um conjunto de religiosas que seguindo o leito seco de uma das ribeiras foram dar a uma localidade isolada entre montanhas e aí permaneceram atraindo outros locais da ilha que designaram aquele local pelo nome que hoje tem. [fonte: Elucidário Madeirense]

São Martinho tem uma escola, um liceu, um pavilhão desportivo, uma igreja e uma praça.

Freguesias limítrofes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Junta de Freguesia de São Martinho. Câmara Municipal do Funchal. Página visitada em 2011-02-10.
  2. IGP, Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), (v. 5). (dados de 2005) Nota: A informação constante da CAOP é permanentemente actualizada, nomeadamente aquando da criação de novas unidades administrativas ou aquando da conclusão de procedimentos de delimitação administrativa, pelo que os dados poderão não coincidir com os publicados em anos anteriores. Disponível em:Área e População Residente, por Freguesia, 2005. Direcção Regional de Estatística. Página visitada em 2011-02-09.
  3. A altitude, assim como as coordenadas geográficas, refere-se à Igreja Paroquial.
  4. Os dados demográficos são do Instituto Nacional de Estatística. O número de habitantes refere-se ao número total de residentes, e os alojamentos são os edifícios de habitação, conforme definido pelo INE.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.