SVOMAS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Svomas ou SVOMAS (em russo: Свомас ou СВОМАС), uma abreviatura para Svobodnye gosudarstvennye khudozhestvennye masterskiye (em russo: Свободные Государственные художественные мастерские) (Estúdios Livres de Arte do Estado), foi a designação de uma série de escolas artísticas fundadas em várias cidades Russas depois da Revolução de Outubro.

A Svomas de Moscovo foi fundada em 1918, substituindo a Escola Stroganov de Artes Aplicadas (que se tornaria o Primeiro Estúdio Livre de Arte) e a Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscovo que se tornaria o (Segundo Estúdio Livre de Arte). Em 1920 foi substituída pela Vkhutemas. A Svomas de Petrogrado foi criada em 1919 através da renomeação dos Estúdios Livres de Educação Artística de Petrogrado, que haviam sido formados um ano antes quando a Academia Imperial das Artes foi abolida.

O objectivo das Svomas era divulgar a consciência artística às camadas sociais mais desfavorecidas.[1] Os exames de admissão foram abolidos, as disciplinas de história de arte eram opcionais, o corpo docente foi substituído por artistas de vanguarda, e os estudantes eram livres de escolher os professores.[2]

Referências

  1. Katerina Clark, Petersburg: Crucible of Cultural Revolution (Harvard University Press, 1995: ISBN 0674663365), p. 50.
  2. Wassily Kandinsky, Kenneth C. Lindsay, and Peter Vergo, Kandinsky: Complete Writings On Art (Da Capo Press, 1994: ISBN 0306805707), p. 489.