Sabiha Gökçen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Sabiha Gökçen (22 de março de 1913, Bursa - 22 de março de 2001, Ancara) foi a primeira mulher pilota de combate o mundo e a primeira aviadora turca feminina, com 23 anos. Foi adotada por Ataturk (Fundador e primeiro presidente da República da Turquia) durante sua viagem a Bursa em 1925 e foi trazida para Ankara. Logo após a introdução da Lei do sobrenome, Atatürk deu-lhe o nome de família Gökçen em 19 de dezembro de 1934 Gök significa céu em turco e Gökçen significa "pertencente ou relativo ao céu '.

No entanto, ela não era uma aviadora na época, apenas seis meses depois de adotada que Sabiha desenvolveu uma paixão por voar. Ela completou sua educação na Cankaya elemantary Escola e Uskudar College for Girls. Em 1935, ela foi matriculada em "Turk Kusu" Escola de Aviação Civil de Aviação da Liga turca.

Ela foi enviada para a Rússia, juntamente com sete alunos do sexo masculino para treinamento avançado em vôo livre; e, posteriormente, matriculou-se na Academia de Aviação Militar em Eskisehir em 1936 Ela também recebeu treinamento na Primeira Aeronave regimento em Eskisehir, e voou aviões de combate e bombardeiros. Em 1937, ela foi presenteada com Aeronáutica Federação Turca 'Murassa' - Gratificação - Medalhão em uma cerimônia com a presença do Presidente, o Primeiro-Ministro e do Comandante das Forças Armadas turcas. No mesmo ano, ela também recebeu crachá de aviação militar.

Sabiha Gökçen, torna-se um piloto depois de assistir ao Pilots Escola em 1935. Visitando países dos Balcãs como uma funcionária, em Atenas, Grécia. Sabiha Gökçen, ficou como Instrutora Chefe em Türkkuþu até 1955. Em 1938, ela voou em torno dos países dos Balcãs como um funcionário com grande sucesso.

Mais tarde, foi nomeada chefe instrutora em Aviação do Campeonato Turco "Turk Kusu" onde atuou até 1955 e mais tarde tornou-se membro da diretoria da associação. Ela voou ao redor do mundo por um período de 28 anos até 1964.

Em 1953 e 1959, ela foi convidada para EUA e durante suas visitas promovendo mulheres públicas e mulheres turcas.

Sabiha mesma foi selecionada como a única mulher piloto para um cartaz de "Os 20 Grandes Aviadores da História", publicado pela USAF - United States Air Force - em 1996.

Sua última pilotagem em um avião, um Falcon 2000, com Daniel Acton, quando ela tinha 88 anos.

[1]

Ficheiro:Sabiha Gökçen
Escola de Aviação Civil
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://www.sabihagokcen.aero/who-is-sabiha-gokcen.html