Saint-Julien-en-Genevois

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saint-Julien-en-Genevois
—  Comuna francesa França  —
StJulienFontaine.jpg
Saint-Julien-en-Genevois está localizado em: França
Saint-Julien-en-Genevois
Localização de Saint-Julien-en-Genevois na França
46° 08' 37" N 6° 04' 46" E
País  França
Região Blason Rhône-Alpes Gendarmerie.svg Ródano-Alpes
Área
 - Total 10,59 km²
Altitude máxima 750 m (2 461 pés)
Altitude mínima 427 m (1 401 pés)
População (2010)[1]
 - Total 11 836
    • Densidade 1 117,7/km2 
Código Postal 74160
Código INSEE 74243
Sítio Saint-Julien-en-Genevois.fr

Saint-Julien-en-Genevois é uma comuna francesa situada na região administrativa de Ródano-Alpes, no departamento francês da Alta-Saboia, que faz fronteira com Genebra.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Tira o seu nome de um mártir do século III, Saint Julien de Brioude que evangelizou a região o que foi confirmado pela descoberta de uma basílica [2] .

História[editar | editar código-fonte]

A história de Saint-Julien, que durante séculos sofreu das querelas entre o Condado de Genebra e a Casa de Saboia em razão da sua situação geográfica, está intimamente ligada à assinatura, a 21 de Julho de 1603 do tratado de Saint-Julien, tratado de paz que pôs fim às guerras entre Genebra e a Savoia.

Saint-Julien é a capital do Genevois, nome da província histórica do antigo Ducado de Saboia mas que perdura como nome da região que compreende a planície de Genebra. O Genevois está delimitada a norte pela fronteira com a Suíça e mais precisamente pelo cantão de Genebra, a leste pelo Salève, e a sul pela pequena elevação chamada Vuache.

Localização[editar | editar código-fonte]

Saint-Julien-en-Genevois é uma das três sub-prefeituras da Alta-Saboia e a sua proximidade de Genebra, com a qual tem fronteiras, tornou-a uma importante zona residencial para os frontalier, os que moram na França mas trabalham na Suíça.

A uma dezena de quilómetros da fronteira com Genebra desde há muito que beneficia deste vizinho importante como é o caso da ligação por elétrico (bonde) desde 1924

Um eléctrico em frente do Hôtel de Ville de Saint-Julien-en-Genevois em 1924

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês) www.insee.fr. INSEE (dezembro de 2012). Página visitada em 3 de abril de 2013.
  2. Toponymie-des-fiefs-du-duche-de-savoie