Sampana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sampana
Chinês: 舢舨
Sampana no rio Yangtze (Chang Jiang), China
Modelo de sampana no Museu Lanyang

Uma sampana é um barco de madeira chinesa de fundo relativamente plano. Alguns sampanas incluem um pequeno abrigo a bordo e podem ser usados como habitação permanente em águas interiores. Sampanas são geralmente utilizados para o transporte em áreas costeiras ou rios e são frequentemente utilizados como barcos de pesca tradicionais . É incomum que uma sampana navegue para longe da terra, pois não tem meios para sobreviver ao mau tempo.

A palavra "sampana" vem do termo cantonês original para os barcos, sāan báan ( 三板 ), que significa literalmente "três tábuas".[1] O nome se refere ao desenho do casco, que consiste de um fundo plano (feito de uma prancha) unido a dois lados (as outras duas tábuas). O projeto se assemelha rígidos ocidentais chine barcos como o scow ou punt .

Sampanas pode ser impelido por pólos, remos (particularmente uma única e longa parelhos remo chamado um yuloh[2] ), ou podem ser equipadas com motores fora de borda.

Sampanas ainda estão em uso por residentes rurais do Sudeste Asiático, particularmente na Malásia, Indonésia, Bangladesh, Myanmar, Sri Lanka e Vietnã .

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Casco (barcaça)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]