Seleção Colombiana de Rugby Union

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flag of Colombia.svg

Colômbia

Confederação Federación Colombiana de Rugby
Apelido(s) Los Tucanos
Técnico Colômbia Carlos Andres Tejada
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Primeiro jogo internacional
Flag of Mexico.svg México 10 - 10 Colômbia Colômbia
(8 de Janeiro de 1996)
Maior vitória
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 5 - 42 Colombia Colômbia
(18 de Outubro de 2006)
Pior derrota
Brasil Brasil 74 - 0 Colômbia Colômbia
(13 de Outubro de 2004)

A Seleção Colombiana de Rugby Union é uma seleção da terceira divisão e representa a Colômbia nas competições oficiais. Está controlada pela Federação Colombiana de Rugby. Está na terceira divisão de nações da IRB.1 Jogou sua primeira partida internacional em 1996 contra o Mexico. Assim mesmo participou nos Sudamericanos B de rugby union disputados em diferentes países entre eles: Paraguai, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. Em outubro de 2006 participou no VI Sul-americano B de Rugby Union posicionando-se no segundo lugar e em novembro deste ano teve uma importante batalha com Peru e Brasil no VII Sul-americano B disputado na cidade de Lima, terminando em terceiro lugar do campeonato.

Os Tucanes como se fazem chamar fazendo alusão a uma das aves mais importantes da Colômbia, são uma equipa conformada por vários desportistas que pertencem a diferentes clubes do país e entram numa árdua concorrência composta por trials, provas e treinamento durante vários meses do ano para ser selecionados.

História[editar | editar código-fonte]

A Colômbia tentou se qualificar para a Copa do Mundo de Rugby Union de 2003 na Austrália, participando do torneio qualificativo americano durante novembro de 2001. Estes jogos impugnados no Round 1 (Sul) do grupo, contra as nações, incluindo Brasil, Venezuela e Peru no 1.º Round.

A Colômbia participou da qualificação para o Copa do Mundo de 2007, em 2004, aquando Redonda impugnada 1b (CONSUR 2a divisão). Eles acabadram na quarta colocações que na final bateu-los sair de discórdia, mas os seus gabaritos contra o Peru e a Venezuela eram estreitas, perdendo 15-10 e 27-31, respectivamente.

Na Colômbia, o rugby union enfrenta uma grande luta contra o fraco apoio por parte do governo e a tradição do futebol no país ultrapassam a outros esportes. Também a falta de apoio por parte da mídia local e nacional.

Desde as primeiras origens de rugby union na Colômbia em 1986, ele tem crescido especialmente no início da década de 1990, quando o desporto não era só a ser desempenhado pelos franceses e britânicos exilados, mas também pelos habitantes locais.

Em Bogotá, o rugby union foi empurrado por um número reduzido de jogadores Alfonso Castafaletti e Hywel Jones, no início dos anos noventa e, em seguida, no início de 2000 Andrew Wright, Nick Reeves Andres y Tejada, que está actualmente a treinar a equipe com Juan Roman.

Colombiana rugby jogadores precisam de obter mais experiência a partir do rugby union mundial e bom dinheiro dos patrocinadores para poder ir à Nova Zelândia em 2011 RWC.

Os tucanes e o rugby union na Colômbia não tem mais de 20 anos, quando instituições como o Bogotá Sports Clube auspiciaram sua própria equipa de rugby union, que assistia a treinamentos regulares e realizava partidos de intercâmbio com combinados estrangeiros. Em Medellín nos anos noventa gerou-se também um movimento rugbístico que incorporou pela primeira vez às mulheres. Jogadores e treinadores estrangeiros contribuíram a construir uma incipiente mas forte tradição de rugby union no país.

A Pró Federação Colombiana de Rugby está presidida pelo neozelandes Bill Paul. Foi muito importante a contribuição dos argentinos Álvaro Pérez Veiga, Alejandro López Conde e Belisario Reynal Ou´Connor, também como treinadores e formadores.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Jogos da Colômbia contra outras nações.2

Adversário Jogos Vitórias Empates Derrotas Pontos
Marcados
Pontos
Sofridos
Aproveitamento
 %
Brasil Brasil 7 0 0 7 31 352 0%
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 1 1 0 0 42 5 100%
Flag of Mexico.svg México 1 0 1 0 10 10 50%
Flag of Paraguay.svg Paraguai 2 0 0 2 22 218 100%
Flag of Peru.svg Peru 6 2 0 4 106 131 33,3%
Flag of Venezuela.svg Venezuela 7 2 0 5 119 211 28,5

Treinadores[editar | editar código-fonte]

  • França Laurent Palau
  • Colômbia Carlos Tejada

Copas do mundo[editar | editar código-fonte]

  • 1987 - Não foi convidada
  • 1991 - Não entrou
  • 1995 - Não entrou
  • 1999 - Não entrou
  • 2003 - Não se classificou
  • 2007 - Não se classificou
  • 2011 - Não se classificou
  • 2015 - Não se classificou

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]