Serious Sam (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Serious Sam
Gênero(s) Tiro em primeira-pessoa
Desenvolvedora(s) Croteam
Distribuidora(s) Devolver Digital
http://www.serioussam.com/

Serious Sam é uma série de jogos eletrônicos que consiste em 12 jogos.

Foi criada e desenvolvida pela Croteam, e publicados pela Devolver Digital. A princípio lançado somente para o PC, a popularidade emergente da série Serious Sam resultou no port para um número de diferentes plataformas, incluindo o Xbox, GameCube, Palm OS, Game Boy Advance, PlayStation 2 e Xbox Live Arcade.

A série conta as aventuras do protagonista "Serious Sam" Stone e sua luta contra as forças do notório líder extraterrestre Mental, que almeja destruir a raça humana.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Croteam programou seu próprio motor gráfico onde foram criados The First Encounter e The Second Encounter. Nomeado "Serious Engine", foi projetada para tornar possível uma distâncias de visão e grande numero de modelos animados em cena, o que, para a época, se tornara um diferencial perante outras engines. Sendo muito eficiente nestes aspectos, esse motor gráfico é capaz de reproduzir dúzias de inimigos em movimento (geralmente correndo) mesmo em máquinas com hardware relativamente menos potentes, tornando-o bom concorrente para engines mais populares como id Tech, Unreal e Source. O "Serious Engine" é capaz de trabalhar em Direct3D ou OpenGL e, embora não suporta shaders de pixel ou vertex, ele otimizado para transformação de clipping e iluminação via hardware do Direct3D 7. É possivel obter licença de uso do "Serious Engine" pela própria Croteam.[1]

Uma versão aprimorada do Serious Engine foi desenvolvida para ser criar Serious Sam II. Essa segunda versão, conhecido como "Serious Engine II", possui suporte suporte a diversas tecnologias das GPUs modernos como shaders de pixel e vertex, iluminação HDR, efeito bloom e mapeamento em paralaxe.

Com a intenção de lançar os próximos títulos, a desenvolvedora faz mais um upgrade em seu motor gráfico (agora chamado Serious Engine 3) e surgem então os titulos Serious Sam HD: The First Encounter e Serious Sam HD: The Second Encounter. Com novas melhorias, agora o motor gráfico possui sombreamento detalhado e inimigos foram completamente remodelados afim aumentar o nível de realismo. Esta ultima versão também foi desenvolvido para aproveitar por completo a capacidade das tecnologias HDR e mapemaneto em alta definição. Posteriormente, uma versão atualizada, "Serious Engine 3.5", foi usado para criar Serious Sam 3: BFE.

O Ator John J. Dick é quem dá a voz ao personagem Sam.[2]

Lista de jogos[editar | editar código-fonte]

Serious Engine

Spin-offs:

Serious Engine 2

Serious Engine 3

Série indie

Referências

  1. «Serious Engine Overview» (em inglês). Croteam. Consultado em 18 de novembro de 2012. Arquivado do original em 7 de outubro de 2014 
  2. «John J Dick na IMDB» (em inglês). Consultado em 18 de novembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]