Sinotruk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde maio de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

SINOTRUK é a marca internacional da CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935 para o desenvolvimento de veículos militares. A partir de 1983, passou a adquirir tecnologia da fabricante de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com marcas consagradas como Eaton, ZF, Jost e Wabco, entre outras.

Entre 2003 e 2008, a Sinotruk formou uma joint venture com a sueca Volvo, agregando tecnologia de ponta aos seus produtos e ingressando para valer no mercado mundial. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnológica com a Sinotruk, quando adquiriu 25% de participação na montadora chinesa.

A Sinotruk é hoje a maior fábrica de caminhões pesados da China e uma das maiores do mundo, sendo que produz a grande maioria das peças utilizadas em seus veículos dentro de seu próprio parque industrial.

Com forte operação na América do Sul, em países como Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Paraguai, a Sinotruk chegou ao Brasil graças à união de um grupo de empresários da Região Sul com grande experiência no setor de transportes.

Com uma ótima expectativa de vendas a Sinotruk vendeu nos seus primeiros anos no Brasil cerca de 2.000 unidades.

Com o sucesso observado nos primeiros anos de operação da marca no Brasil, em 2013 começam as obras para a implantação da primeira fábrica da Sinotruk fora da China, a qual deverá ser instalada na cidade de Lages/SC, com um investimento inicial de mais de 300 milhões de dólares.