Tanegashima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Tanegashima, a ilha mais a leste das Ilhas Ōsumi, a sul de Kyūshū
Centro Espacial Tanega-shima

Tanegashima (em japonês: 種子島) ou Tanegaxima[1] [2] [3] [4] é uma ilha do sul do Japão, situada no arquipélago Ōsumi, ao sul de Kyushu. Faz parte da província de Kagoshima e é a segunda maior do arquipélago.

A ilha de Tanegashima é uma longa e estreita faixa de terra cuidadosamente cultivada, medindo 57,5 quilómetros norte-sul, e 5–12 km de leste-oeste. Na ilha há uma cidade, Nishinoomote, e duas vilas, Nakatane e Minamitane, pertencentes ao distrito de Kumage. O novo aeroporto de Tanegashima serve a ilha, oferecendo vôos diários para Kagoshima e Osaka.

Introdução das armas de fogo no Japão[editar | editar código-fonte]

Arcabuz de "Tanegashima"
Escudo português de 1993 comemorativo da chegada a Tanegashima

Esta ilha de Tanegashima é celebrada como o local do primeiro contacto conhecido entre Europeus e Japoneses, em 1543. Um entreposto comercial Ryukyuan fora aí estabelecido há várias décadas, e todo o tráfego de Ryukyus para Kagoshima em Kyushu, no sul do Japão, era obrigado a passar por esta estação. Foi assim que um navio Português, desviando-se da da rota da China para Okinawa, aportou em Tanegashima, e não diretamente no Japão[1].

Até aos tempos modernos, as armas de fogo eram coloquialmente conhecidas no Japão como "Tanega-shima", devido a terem sido introduzidas aí pelos primeiros portugueses desse navio. Nas suas memórias publicadas em 1614, o aventureiro e autor Fernão Mendes Pinto colocou-se nesse primeiro desembarque, embora esta afirmação tenha sido desacreditada e, contradizendo com as suas pretensões de estar simultaneamente em Mianmar no momento. No entanto, parece ter visitado Tanegashima pouco depois. Os europeus chegaram para comerciar, não só armas, mas também sabão, tabaco e outros produtos desconhecidos no Japão medieval, por produtos japoneses. Desde que em 1543 as armas de fogo foram introduzidas, os famosos artesãos metalúrgicos de Tanegashima expandiram suas técnicas originais para incluir a criação de armas de fogo de alta qualidade em grande escala.

Cutelaria tradicional de Tanegashima[editar | editar código-fonte]

Tanegashima era e mantém-se conhecida pelo fabrico tradicional de ferramentas de ferro, especialmente facas e tesouras. Os artesãos em Tanegashima têm mantido vivas as técnicas tradicionais para produzir e afiar ferramentas. Tanegashima é também conhecida como o centro de produção de ferro desde cerca de 1185, quando o clã Taira vindo de Quioto foi aí exilado por Minamoto no Yoritomo, trazendo consigo artesãos e cozinheiros. O povo fala com um sotaque de Quioto, mesmo hoje. A técnica dos artesãode Tanegashima é única no mundo, e produz instrumentos usado por muitos chefs em Kyoto e Kansai, e tesouras "Tane-Basami" tesoura , preferido por muitos para a arte do Bonsai.

A sede da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, JAXA, o centro espacial de Tanegashima está localizado no extremo sudeste da ilha.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://www.ordemdosmedicos.pt/?lop=conteudo&op=e2ef524fbf3d9fe611d5a8e90fefdc9c&id=9597353e41e6957b5e7aa79214fcb256
  2. http://www.jtm.com.mo/view.asp?dT=346302002
  3. http://www.socgeografialisboa.pt/wp/wp-content/uploads/2010/04/A-Lingua-Portuguesa-no-Jap%C3%A3o1.pdf
  4. http://www.ciberduvidas.com/lusofonias.php?rid=1835
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tanegashima