Tatsuo Yoshida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Tatsuo Yoshida (em japonês: 吉田竜夫, Tatsuo Yoshida?, 6 de março de 1932 - 5 de setembro de 1977) foi um dos pioneiros dos animes japoneses. Fundou a Tatsunoko Studio.

Yoshida cresceu nas dificuldades do Japão dilacerado pela guerra. Um artista autodidata, o seu primeiro trabalho foi em jornais locais em Kyoto. Depois de se alcançar o sucesso como mangaká em Tóquio, ganhando inclusive o Shogakukan Manga Award em 1972 por Minashigo Hutch, Em 1962, ele fundou Tatsunoko com seus dois irmãos mais novos, Kenji (que assumiu a posição do Tatsuo como produtor depois que ele morre) e Toyoharu (aka Ippei Kuri). O nome do estúdio tem um duplo significado de "Criança de Tatsu" e "dragão do mar", que foi a inspiração para o logotipo cavalo-marinho do estúdio.

Compreendendo o futuro da televisão, Yoshida fez um salto do mangá para o anime e descobriu um modesto sucesso com o anime de corrida Mach Go Go inspirado em mangá seu e rebatizado de Speed Racer. Uma vez adaptado para o mercado de língua inglesa, ganhou status de blockbuster que permitiria atingir Speed Racer em todo o mundo. O talento mágico de Yoshida para narrativas encontrou novamente o sucesso nos animes Ás do Espaço, Judoca, Gatchaman (também conhecido como Batalha dos Planetas) e Casshan (que ganhou um filme live-action chamado Casshern).

Morreu de câncer hepático em 1977.

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.