Teodolinda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teodolinda
Rainha dos lombardos
Theodelinda married Agilulf (detail).jpg
Teodolinda e Agilolfo
Governo
Reinado 570 - 628
Vida
Nascimento 570
Morte 628 (58 anos)

Teodolinda ou Teodolina[1] (570628) foi rainha dos lombardos, filha do duque Garibaldo I da Baviera.

Casou-se primeiro em 588 a Autário, rei dos lombardos, filho do rei Clefo; Autário morreu em 590, e Teodolinda pôde escolher Agilolfo como seu próximo marido e sucessor de Autário no ano seguinte. Passou então a exercer muita influência na restauração do cristianismo niceno (até então hegemônico, e dividido em 1054 pelo Cisma Ocidente-Oriente em catolicismo romano e ortodoxia oriental) a uma posição de primazia na Itália, contra seu rival, o cristianismo ariano.

Após a conversão de Agilulfo à fé católica, Teodolina passou a construir igrejas na Lombardia e na Toscana, entre elas a Catedral de Monza e o primeiro Batistério de Florença, todos dedicados a João Batista.

No célebre tesouro de Monza estão a Coroa de Ferro e a theca persica ("caixa persa"), que contém um texto do Evangelho segundo São João enviado pelo Papa Gregório I (590-604) a Teodolinda por meio de seu filho, Adaloaldo. Outro dos presentes deste papa à rainha lombarda é um encolpion (relicário) em forma de cruz, que supostamente contém um pedaço da cruz onde foi crucificado Jesus Cristo.

Artes[editar | editar código-fonte]

A história da rainha e suas ligações com a célebre Coroa de Ferro da Lombardia estão ilustradas nos afrescos pintados na Capela de Teodolina, na Catedral de Monza, de autoria de Ambrogio e Gregorio Zavattari (1444).

Referências

  1. Enciclopédia Conhecer. Verbete sobre a Coroa de Ferro. [S.l.]: Abril, São Paulo, vol. 5, 1967. 1226 e 1227 p.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Autário
Rainha dos lombardos
590-591
Sucedido por
Agilolfo