The Chronicles of Riddick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Chronicles of Riddick
As Crónicas de Riddick (PT)
A Batalha de Riddick (BR)
 Estados Unidos
2004 • 119 min 
Direção David Twohy
Produção Vin Diesel E Scott Kroopf
Roteiro David Twohy, Baseado Nos Personagens Criados Por Jim Wheat E Ken Wheat
Elenco Vin Diesel
Judi Dench
Colm Feore
Alexa Davalos
Linus Roache
Nick Chinlund
Chris Astoyan
Artine Brown
Gênero Ficção Científica
Idioma Inglês
Estúdio Universal Pictures / Radar Pictures Inc. / One Race Productions / Primal Foe Productions
Distribuição Universal Pictures / UIP
Lançamento 16 de Julho de 2004
Cronologia
Último
Último
Eclipse Mortal
The Chronicles of Riddick: Dark Fury
Próximo
Próximo

The Chronicles of Riddick (A Batalha de Riddick (título no Brasil) ou As Crónicas de Riddick (título em Portugal)), lançado em 2004, filme de ficção científica. Ele segue as aventuras de Richard B. Riddick, como ele tenta escapar de captura após os eventos mostrados no filme de 2000 As Crônicas de Riddick - Eclipse Mortal, e detalhes de seu encontro com Jack e Imam, a sua fuga do planeta prisão crematória , e sua batalha com o Necromonger frota. Foi dirigido por David Twohy, também diretor de Pitch Black, e as estrelas Vin Diesel (também co-produtor), Karl Urban e Judi Dench, com Thandie Newton e Colm Feore. O comercial e resposta da crítica foi mista.

Após o lançamento do filme, The Chronicles of Riddick se tornou a marca da série.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme abre com uma narrativa, explicando os motivos dos Necromongers, uma raça de conquistadores que viajam através do espaço para o Sub-verso, um espelho escuro do universo normal onde a morte não tem sentido. Seu líder, Lord Marshal (Colm Feore), comanda suas tropas para outros mundos com o objetivo de converter os habitantes em Necromongers. Aqueles que se opõem à conversão são mortos.

A história começa no mundo gelado do planeta UV-6 onde Richard B. Riddick (Vin Diesel) está fugindo do caçador Toombs (Nick Chinlund) e sua tripulação. Toombs tenta capturar Riddick para recolher os 1,5 milhões colocados em sua cabeça. Riddick mata ou incapacita quase todos, mas deixa Toombs vivo, roubando a nave e deixando o planeta.

Riddick parte então para Helion Prime, planeta onde a recompensa tem origem. Na versão do Diretor, Riddick é atormentado por visões de um personagem chamado Shirah (Kristin Lehman) durante o vôo, que diz a Riddick que ele é o último de uma raça guerreira chamada Furyans.

Quando aterrissa em Helion Prime, na cidade de New Mecca, Riddick vai atraz de Imam (Keith David), acreditando que ele é responsável pela recompensa. Imam explica que só forneceu informações sobre sua localização a quem colocou a recompensa. Imam também diz a Riddick que Jack, o outro sobrevivente de Pitch Black, foi procurá-lo cinco anos antes, por sentir sua falta. Ela se tornou uma criminosa e foi enviada para o planeta prisão Crematória. Ele introduz Aereon (Judi Dench), uma enviada da raça dos Elementais, que providenciou para que Riddick fosse trazido à Helion Prime. Ela explica que ele é parte de uma profecia que afirma que um Furyan, um dia desafiara e matará o lorde dos Necromongers, Lord Marshal.

Enquanto isso o exército Necromonger ataca Helion Prime, destruindo as defesas do planeta em uma noite. Imam é morto no ataque ao proteger sua família. Riddick, então enfurecido, vai para o fórum da cidade, onde os líderes de Helion Prime estão reunidos ante os Necromongers e Lord Marshal. Ele desafia e o assassino de Imam e o mata com facilidade. Suspeitando de suas habilidades, Lord Marshal prende Riddick e o leva até sua nave para confirmar sua identidade. Colocado perante o psíquico Quasi-Mortos, que o revela como um Furyan. Lord Marshal lembrando da profecia e temendo sua morte, sentencia Riddick a morte imediata. Riddick consegue escapar, mas é capturado por Toombs e sua nova equipe.

Depois de capturado, Riddick é levado ao planeta prisão Crematória. Lá ele se reúne com Jack (Alexa Davalos), que agora atende pelo nome de Kyra. Ela responsabiliza Riddick por deixar ela e Imam em New Mecca, mas eventualmente eles se reconciliar. De volta à Helion Prime, Lord Marshal ordena a Vaako (Karl Urban), um comandante Necromonger, para encontrar Riddick e mata-lo, assim Vaako estabelece com um pequeno grupo de Necromongers e um Purificador (Linus Roache) para faze-lo. Vaako desejando saber o porque de Lord Marshal teme tanto Riddick. Com o incentivo de sua ambiciosa mulher, Dame Vaako (Thandie Newton), os dois descobrem, que antes de conseguir seu título atual, o Lord Marshal destruiu o planeta Furya, terra natal dos Furyans. Isso ocorreu depois que uma vidente previu que um Furyan o mataria. Ele então deduz que Riddick é o Furyan da profecia.

Quando Toombs e sua equipe discutem sobre generosidade Riddick com o diretor da prisão e seus guardas, o diretor revela que ele tem fotos dos Necromongers de entrada, que pegou a trilha deixada para trás pelo navio de Toombs. Um tiroteio irrompe, com o pessoal emergindo vitorioso. O diretor e os guardas de partida, percorrendo os túneis feitos pelo homem em direção ao hangar do navio, bloqueando o resto da prisão para baixo para evitar que os presos escapem. Riddick, Kyra, e alguns dos prisioneiros de decidir para alcançar o primeiro hangar, viajando na superfície, sobrevivendo, mantendo o ritmo com a zona temperada criado entre o calor escaldante eo frio gelado dos ciclos diários de crematórios. Eles chegam ao hangar, mas Vaako e seu contingente de soldados chegou ao planeta, às pressas, tendo que o diretor e seus guardas. Riddick e empresas são forçadas a lutar contra os Necromongers.

Entre as numerosas vítimas, Vaako estrita derrotas Riddick. Na Corte do Diretor, Riddick se manifesta numa explosão de energia poderosa que bate para fora a si mesmo ea maioria dos Necromongers. Vaako deixa Riddick para morrer como o nascer do sol queima a superfície do crematórios. Vaako e os sobreviventes Necromongers fazer a sua fuga, levando Kyra, que acredita que Riddick desapareceu. Riddick quase queima até a morte, mas de repente é salvo pelo purificador. Ele afirma o marechal Senhor ofereceu-se para poupar a vida de Riddick, em troca da garantia de que Riddick não tentará matá-lo, no entanto, o Purificador continua a dizer Vaako provável morte alegação de Riddick, com medo do fracasso, deixando o Marechal Senhor vulneráveis. Antes de entrar a luz do sol e sua morte, o purificador se revela ser também um Furian.

Vaako retorna à vasta legião, onde o Senhor Marechal promove-lo. Riddick moscas Toombs navio de volta para Helion Prime, com a intenção de resgatar Kyra. Não muito convencido da morte de Riddick, as ordens de Lord Marshal o "Protocolo Final", o que acabará por destruir toda a vida na Helion Prime. Dame Vaako pontos Riddick, que se infiltrou na nave-mãe. Ela sugere ao marido que ele seja autorizado a lutar contra o Marechal Senhor, espero ferindo-o e permitindo Vaako para desferir o golpe final para que ele possa assumir o poder, baseado na filosofia Necromonger ", você mantém o que você matar." Riddick faz seu caminho para a sala do trono, onde ele se encontra face a face com o Senhor Marechal, que revela Kyra converteu à sua fé. Depois de lamentar a si mesmo que o Necromonger matou todos que ele amava, Riddick luta com o marechal Senhor, cujo único poder revelar-se demasiado grande para Riddick para segurar.

Antes da Marechal Senhor pode dar o golpe final, Kyra facadas nas costas dele, mas ele backhands-la em um ponto em uma coluna, ferindo mortalmente o seu. Vaako, percebendo uma oportunidade para vencer a sua direcção superior e sinistro, com greves na Marechal Senhor, que escapa do golpe. Riddick, entretanto, posicionou-se que o Marshall Senhor retirou-se para, e esfaqueia o marechal Senhor na cabeça, matando-o.

Riddick volta para a Kyra mortalmente ferido, e ela morre em seus braços depois de Riddick dizendo que ela era "sempre" com ele. Como ele desmaia de dor no Necromonger trono, a Legião se ajoelhar diante dele Vast, Riddick e permanece em silêncio enquanto Aereon medita sobre a ironia da situação. Na Corte do Diretor, o filme termina abruptamente com Riddick repetir o adágio Necromonger "você manter o que você matar", percebendo que ele é o novo líder de seu império. No corte de teatro, a frota Necromonger abrupta partida, poupando Helion Prime. O epílogo da adaptação do romance vai ainda mais longe com Riddick ordenando a Necromonger frota para o limiar, na entrada da Underverse.

Raças[editar | editar código-fonte]

Os Furyanos são uma raça de humanóides encontrados no filme A Batalha de Riddick. São uma raça provenientes de um planeta, onde a população foi extinta pelos Necromongers.

Richard B. Riddick, é o último dos Furyanos livre. No Filme Eclipse Mortal, Riddick diz que seus olhos receberam "um trabalho do brilho" em Butcher Bay, em um planeta prisão. Os olhos cintilantes permitem Riddick enxergar no escuro. Além dos filmes Elipse Mortal e a Batalha de Riddick, há também um desenho chamado a Fúria de Riddick (The Chronicles of Riddick - Dark Fury), que conta a história entre o primeiro e o segundo filme.

Senhor Marechal[editar | editar código-fonte]

Senhor Marechal é o título de príncipe da Necromongers, a classificação que não pode ser ultrapassada. É a tarefa do Marechal Senhor para travar uma cruzada contra a humanidade e trazer todos os converte para o Underverse. Em sua armadura são os rostos dos governantes anteriores. O primeiro ato de um novo Lorde Marshal é uma peregrinação à Underverse. De um mundo deram o nome de Asilo seis iria escrever os capítulos mais sombrios da galáxia: Covu "O ultrapassou", o primeiro Senhor Marechal. Covu descobriu o Underverse, começou o fim "Necroism" e ordenou a Necrópole construído.

Oltovm, o segundo Senhor Marshal e construtor da Necrópole criou a armada Necromonger grande.

Naphemil "O Navegador", o terceiro Lord Marshal, o pai da Filosofia Necro, ordenou a Necrópole desenterrado e enterrado na Basílica de um navio de grande porte.

Baylock "O Trutal", o quarto Senhor marechal e última a nascer Necroism não iria viver para ver seu rosto, eventualmente, a graça Ícones Conquista esquerda na esteira do Necromonger sobre tantos mundos assassinado.

Kryll, o quinto Senhor Marechal trouxe a Quasi-Dead, seres frágeis e poderosa cuja utilização para o Necros evolui até hoje.

Zhylaw "The Last", o sexto Lord Marshal e as mais poderosas, adotou a filosofia mais escura Necromongers, para essas corridas dispostos a converter, sua penitência será infanticídio.

Riddick, A sétima Senhor Marechal, e um sobrevivente Furian, acreditava-se trazer grandes mudanças para o Necromonger mundo. Essas mudanças ainda precisam ser vistos, no entanto.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Desde Covu "ultrapassou o" descobriu o portão para o Underverse, chamado "The Threshold", cada uma das sucessivas Senhor Marshal fez uma peregrinação à Underverse. Sua viagem ao Underverse concede-lhe uma infinidade de poderes desumanos. Todos os Marshals Senhor tem uma vida extremamente longa.

Zhylaw A última grande descoberta de um artefato antigo na Helion Prime, dentro dos segredos do Threshold foram escritos, depois de estudar e destruir o artefato para que ninguém pudesse encontrá-lo, Ele iria usá-lo em sua grande cruzada. Com esse conhecimento, ele poderia usar mais do Soulpower que qualquer outro Senhor Marechal fazendo dele o mais poderoso Lord Marshal na história.

Ele reforçou a força de elevação (de imprensa) mais de 10 toneladas, maior resistência e maior durabilidade facilmente superar o de um Furian. Ele também tem a habilidade de separar sua alma de seu corpo, concedendo-lhe super velocidade, por meio de sua alma indo para um lugar diferente e seu corpo que lhe segue. Este age para dar-lhe velocidade em rajadas curtas (ou utilização a longo prazo para viagens de longa distância), e lhe permite ir a qualquer lugar a sua alma pode chegar a, independentemente de seu corpo (em condições normais), por exemplo, poderia ou não (, em cima uma estátua à direita do trono). Ele é capaz de voar com esta capacidade.

Ele também pode usar a sua alma para fins extra-sensorial (quando Vaako tentou deslocar-se sobre Zhylaw, ele voltou sua alma a olhar para Vaako sem ligar o seu corpo). Ele também tem a capacidade de agarrar uma pessoa da alma de seu corpo, matando-os, mas ele é incapaz de absorver as almas se tornar mais poderoso, uma vez que as recargas Soulpower ele não precisa. Este Soulpower chamado ganhou durante sua viagem à Underverse concede-lhe também poderes de cura, que ele pode usar para se regenerar e se proteger contra danos. Com o Soulpower ele também pode viver fora do vácuo do espaço e sob a água (mesmo sob alta pressão). Este Soulpower é provavelmente dando a ele todos esses poderes mencionados. Isso explica, talvez, que quando Covu atravessou o limiar da sua família ressuscitou dentre os mortos.

O Soulpower pode ser visto como uma espécie de fonte de energia, e aqueles que são dignos e capazes de controlá-lo, são capazes de usá-lo. Graças ao Senhor do Soulpower Marshal não precisa comer ou beber. Nem todos são capazes de usar esse poder, pois todos os convertidos (Necromongers) têm um pouco da soulpower mas não têm qualquer dos poderes do marechal Senhor.

Isso é o que significa o nome de quase-morte, eles só têm uma fratura do poder o marechal Senhor. Somente o Senhor Marechal é capaz de controlar o Protocolo de Ascensão.

O marechal Senhor é capaz de controlar sua voz inumana, como mostrado, quando ele gritou para Vaako não questionar suas ordens. Uma das grandes potências, mas não mostrado no filme é que ele pode disparar rajadas de energia das suas mãos (todos energizado por sua Soulpower), e quando ele carrega a explosão vai se tornar mais poderoso até certo ponto. Ele pode também possuir algum tipo de telepatia para manter a fidelidade dos seus assuntos, sem dúvida, o que é duvidoso, no entanto, uma vez que nem Vaako nem sua esposa eram verdadeiramente fiéis a Zhylaw.

"Liderar-los, o Marechal Senhor, só Ele tem feito uma peregrinação para os portões do Underverse e retornou um ser diferente, mais forte, Stranger, Half Alive and Half Something Else" ~ Ar Elemental Aereon.

Os comentários do purificador na Marshals Senhor é a seguinte:. "Houve seis Marshals Senhor desde o início - desde o Covu ultrapassou atravessou a soleira e viu sua família sem vida renasce no Underverse E desde que a primeira viagem, cada sucessivas Senhor Marechal fez a sua própria viagem ao limite. E a partir dele, cada um ganhou maior poder. Eles são os semi-mortos. E ascendência ao posto de marechal Senhor vier a acontecer de muitas maneiras. Mas é na maioria das vezes uma transição violenta. E é por isso que todos os Necromongers sabe que manter o que você matar. "

Elenco[editar | editar código-fonte]

ator personagem
Vin Diesel Riddick
Colm Feore Lord Marshal
Thandie Newton Dame Vaako
Judi Dench Aereon
Karl Urban Vaako
Alexa Davalos Kyra
Linus Roache Purifier
Yorick van Wageningen The Guv
Nick Chinlund Toombs
Keith David Imam
Christina Cox Eve Logan

Recepção[editar | editar código-fonte]

The Chronicles of Riddick recebeu críticas negativas de críticos de cinema, recebendo a classificação 30% Fresh com uma pontuação média de 4.7/10 no conjunto opinião site Rotten Tomatoes.[1] e uma pontuação média de 38/100 MetaCritic[2] Internamente o filme Foi uma decepção de bilheteria ($57 milhões), apesar de sua bilheteria mundial total foi tomar $ 115 milhões. Vin Diesel é o desempenho no filme lhe rendeu um Golden Raspberry Award nomeação de Pior Ator.

O filme desmembrada livros, animação e jogos de vídeo. O Xbox do jogo The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay, mais tarde portado para o PC, lançado simultaneamente com o filme foi bem recebido[3], como foi o curta-metragem animado The Chronicles of Riddick: Dark Fury por Æon Flux diretor Peter Chung.[carece de fontes?] Unrated Director's Cut O DVD (com cenas que foram cortadas, a fim de obter uma classificação PG-13) foi lançado em 16 de novembro de 2004 e vendeu 1,5 milhões de cópias no primeiro dia sozinho. Em 7 de abril de 2009, um remake do jogo de vídeo foi incluído com o lançamento de The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena.

Versões[editar | editar código-fonte]

Existem três versões do filme. O corte de teatro, que foi a PG-13, Versão do Diretor, que é sem classificação, ambos estão disponíveis em DVD. A terceira versão é uma mistura dos dois montados para exibição na televisão, que tem alguns, mas não todas, as imagens adicionadas de Corte do diretor. Por exemplo, a subtrama menor no corte do diretor de visões de Riddick, bem como seus momentos com a segunda Toombs está no comando, são ambos ausentes, mas o fim do corte do diretor está presente.

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.