The Getaway (1972)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Getaway
Tiro de escape (PT)
Os implacáveis (BR)
 Estados Unidos
1972 • cor • 122 min 
Direção Sam Peckinpah
Roteiro Walter Hill
Elenco Steve McQueen
Ali MacGraw
Ben Johnson
Género suspense / policial / ação
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Getaway (br: Os implacáveis / pt: Tiro de escape) é uma produção cinematográfica estadunidense de 1972, dos gêneros policial e suspense, dirigida por Sam Peckinpah.

A história baseia-se no livro homônimo de Jim Thompson. É um filme de suspense e ação muito elogiados pela crítica, com a mão firme de Peckinpah.

Foi refilmado em 1994, por Roger Donaldson, estrelado por Alec Baldwin e Kim Basinger.

O filme faturou U$36,734,619.[quando?][onde?] [1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Carter "Doc" McCoy é um criminoso perigoso e cerebral, que cumpre pena numa isolada prisão do Texas. Ele envia sua esposa Carol para fazer um negócio com Jack Benyon, um corrupto empresário local. Benyon libertará Doc com a condição de que ele roube um banco com seus comparsas Rudy e Frank. Durante o assalto, um guarda é morto. Rudy mata Frank e aponta uma arma para Doc, mas este consegue escapar atirando.

Doc se encontra com Benyon para dividir o dinheiro, e na discussão que se segue Benyon é morto por Carol. Doc discute com Carol pois queria saber se ela dormira com Benyon. Furioso, ele segue com ela e o dinheiro para a fronteira, na cidade de El Paso, Texas. Doc passa a ser perseguido pela polícia, por Cully, o irmão de Jack Benion, e também por Rudy, que no caminho sequestra um veterinário, Harold, e sua jovem esposa Fran. Aqui há mais uma traição: Fran fica com o raptor, e durante a viagem humilha seu marido de todas as formas.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Depois do fracasso do filme anterior com Peckinpah (Junior Bonner) (1972), McQueen queria outro diretor para a realização do fime, mas desistiu. O filme acabou se tornando um dos maiores sucessos da carreira de ambos.
  • Steve McQueen e Ali McGraw começaram a namorar durante este filme, num caso rumoroso pois ela ainda vivia maritalmente com um dos maiores produtores de cinema da época. Os dois se casaram logo depois. Peckinpah também se casou (no México) durante este filme, com Joie Gould. Eles se separaram poucos meses depois.

Referências

  1. The Getaway, Box Office Information The Numbers. Visitado em 2012-01-21.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.