The Long, Hot Summer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Long, Hot Summer
Paixões que escaldam (PT)
O mercador de almas (BR)
 Estados Unidos
1958 • cor • 115 min 
Direção Martin Ritt
Roteiro Irving Ravetch
Harriet Frank Jr.
Elenco Paul Newman
Joanne Woodward
Anthony Franciosa
Orson Welles
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Long, Hot Summer (br: O mercador de almas/pt: Paixões que Escaldam) é um filme estadunidense de 1958, do gênero drama, dirigido por Martin Ritt. O roteiro é baseado na novela The Hamlet, de William Faulkner. Com locações na Louisiana.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ben Quick é um jovem de boa aparência e atitude rebelde e amoral, obrigado a ter que deixar uma cidade por ser considerado um incendiário. Num escaldante Verão ele chega à Frenchman's Bend, Mississippi, pegando carona na estrada com as irmãs Clara e Eula Varner. Perguntando a um grupo de moradores "como um homem poderia ganhar a vida ali", lhe indicam a fazenda do pai das irmãs Varner, Will Varner, que controla a região. Na fazenda ele reencontra as irmãs e fala com o irmão mais velho delas, Jody. Consegue um acordo que não envolve salário: ele irá trabalhar como meeiro e deverá usar uma conta no armazém dos Varner, no qual Jody é o gerente. Ao retornar do Hospital, Will Varner fica sabendo desse acordo e briga com o filho e o humilha, pois conhecia a fama de Quick como incendiário. Will então vai ao encontro de Ben, mas não o expulsa pois gosta do rapaz, que dentre outras coisas lhe pergunta "quem quer que eu mate?". Will então coloca Ben como gerente da loja no lugar de Jody e, ao notar o interesse dele por Clara, pressiona a filha para que case duma vez com seu refinado vizinho que namora há seis anos ou então fique com Ben. Jody e Clara resolvem confrontar Ben e o pai. E o ódio de Jody parece ser mortal.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Festival de Cannes 1958 (França)

  • Venceu na categoria de melhor ator (Paul Newman).
  • Indicado à Palma de Ouro.

Remakes e outras adaptações[editar | editar código-fonte]

A história foi adaptada para uma série de 26 capítulos da TV com o mesmo nome, exibida entre 1965 e 1966, com Dan O'Herlihy, Roy Thinnes, Nancy Malone, Lana Wood, Ruth Roman e Edmond O'Brien. Em 1985 foi lançado um remake para a TV, com Jason Robards, Don Johnson e Cybill Shepherd (no papel de Eula). Foi indicado a dois prêmios Emmy (melhor mini-série e melhor direção de arte de mini-série ou Especial). O remake foi filmado em Louisiana e Texas.