The Man in the Iron Mask (1977)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Man in the Iron Mask
The Man in the Iron Mask (1977)
Poster Original do Filme de 1977.

Baseado na obra de Alexandre Dumas.

 Estados Unidos
17 de janeiro de 1977 •  
Gênero ação
aventura
Direção Mike Newell
Produção Norman Rosemont
Roteiro William Bast
Alexandre Dumas(Obra original)
História Alexandre Dumas
Elenco Richard Chamberlain
Jenny Agutter
Patrick McGoohan
Ralph Richardson
Louis Jourdan
Ian Holm
Hugh Fraser
Lançamento 17 de janeiro de 1977
Idioma inglês

The Man in the Iron Mask é um filme de televisão de 1977, adaptado do romance O Visconde de Bragelonne do escritor francês Alexandre Dumas, que apresenta várias semelhanças com a versão cinematográfica de 1939. Foi produzido por Norman Rosemont para a ITC Entertainment e estrelou Richard Chamberlain como Rei Luís XIV e seu irmão gêmeo Philippe, Patrick McGoohan como Nicolas Fouquet, Ralph Richardson como Jean-Baptiste Colbert, Louis Jourdan como D'Artagnan e Ian Holm como Chevalier Duval, Jenny Agutter como a protagonista e amante de Luís XIV, Louise de la Vallière e Vivien Merchant numa participação como Rainha Maria Teresa. Foi dirigido por Mike Newell.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A França do século XVIII é governada pelo excêntrico e elegante Rei Luís XIV (Richard Chamberlain) que esconde a identidade de um homem prisioneiro sob uma máscara de ferro. O homem trancado nos porões da Bastilha é seu irmão gêmeo, Phillipe, tido como morto e o herdeiro por direito ao trono. Luís XIV é um rei desleixado e que pouco se importa com o bem-estar de seu povo, arrogante, prepotente e orgulhoso. Por outro lado, Phillipe é humilde, generoso, educado e respeitador. Enquanto seu irmão gêmeo é mantido preso distante do trono, Luís XIV é manipulado por Nicolas Fouquet (Patrick McGoohan), o ganancioso ministro das finanças. O capitão dos mosqueteiros D'Artagnan (Louis Jourdan) e o ministro real Jean-Baptiste Colbert (Ralph Richardson) planejam restaurar a desejada autonomia e prosperidade do reino substituindo Luís XIV por Phillipe.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

As filmagens[editar | editar código-fonte]

Apesar do filme ter sido produzido para a televisão, locações reais na França foram usados ​​para as filmagens, incluindo o Palácio de Fontainebleau, residência histórica dos monarcas franceses, e o verídico Castelo de Vaux-le-Vicomte, construído por Nicolas Fouquet para a cena final do baile.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências