The Planets

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Planetas é uma suíte composta por Gustav Holst, constituída por 7 movimentos, dos quais cada um corresponde a um planeta do sistema solar, excetuando-se a própria Terra e Plutão, que na década de 1910 ainda não havia sido descoberto, mas que atualmente foi recategorizado como planeta-anão. A obra combina mitologia romana e astrologia, expressando o caráter particular de cada astro - através movimentos com andamentos, melodia e instrumentação contrastantes. Representou o marco da música expressionista, pois foi a primeira obra a ter sucesso desde o início da estética, cinco anos após sua criação.

Movimentos[editar | editar código-fonte]

Marte[editar | editar código-fonte]

O 1º Movimento, Marte, o Mensageiro da Guerra, foi idealizado por grande orquestra, o que gera maior variação dinâmica, e contém a presença do ostinato rítmico; beligerante, caracteriza-se pela repetição da mesma ideia rítmica com intensidades diferentes durante quase todo o movimento. Foi utilizada na trilha sonora da série Cosmos, mais especificamente no quinto episódio. Sua música é marcial e se desenvolve num implacável compasso 5/4.

Vênus[editar | editar código-fonte]

O 2º Movimento, Vênus, Mensageira da paz, contrasta pela placidez e pelo andamento lento.

Mercúrio[editar | editar código-fonte]

O 3º Movimento, Mercúrio, o mensageiro alado, ressalta a flauta e a celesta no clima de um scherzo.

Júpiter[editar | editar código-fonte]

O 4º Movimento, Júpiter, o mensageiro da alegria, é pura dança, com um belo tema central que se transformou em um hino patriótico inglês.

Saturno[editar | editar código-fonte]

O 5º Movimento, Saturno, o mensageiro da velhice, começa sombrio, segue com uma marcha nos metais e retorna a serenidade no final.

Urano[editar | editar código-fonte]

O 6º Movimento, Urano, o mágico, é, na verdade, um segundo scherzo com uma desengonçada melodia no fagote.

Netuno[editar | editar código-fonte]

O 7º Movimento, Netuno, o mistico, explora o pianissimo com enorme habilidade. Parece "uma música de outro mundo", anota o pesquisador francês Marc Virginal.litosfera

Referencias[editar | editar código-fonte]

G779h - Grandes compositores da música clássica: Holst - São Paulo: Abril Coleções, 2009. 36p .: il. ; 12,8 cm + CD. - (Coleção Grandes compositores da música clássica; livro 21). ISBN 978-85-364-0865-1. Palavras chave: 1. Holst, Gustav, 1874 - 1934; 2. Compositores - Biografia. I. Serie.

Partitura em IMSLP - Petrucci Music Library. http://imslp.org/wiki/The_Planets,_Op.32_(Holst,_Gustav)