The Road to Guantanamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

The Road to Guantanamo (no Brasil, Caminho para Guantanamo), é um documentário britânico de 2006, com cenas dramatizadas que narra a história de três jovens britânicos de ascendência paquistanesa presos no Afeganistão em 2001. Escrito e dirigido por Michael Winterbottom.

O filme foi premiado com o Urso de Prata na categoria melhor diretor no Festival de Berlim de 2006.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ruhel, Shafic e Asif viajam para um casamento no Afeganistão em setembro de 2001. Encorajados pelo imã de uma mesquita de Karachi, atravesam a fronteira para ajudar alguns afegãos mais necessitados no dia em que os Estados Unidos começaram a bombardear o Afeganistão.

De Cabul, tentam regressar ao Paquistão mas o ônibus que apanham os deixa em Kunduz, um dos últimos redutos dos talibãs. Ao tentarem fugir, são capturados por membros da Aliança do Norte e entregues aos americanos em Candaar. Posteriormente, são enviados, sem qualquer acusação formalizada contra eles, para a base militar na Baía de Guantánamo, onde são submetidos a diversas torturas, até que, após o transcurso de dois anos, o serviço secreto britânico consegue provar a sua inocência.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]