Theodore Schultz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Theodore William Schultz
Theodore Schultz
Nascimento 30 de abril de 1902
Arlington
Morte 26 de fevereiro de 1998 (95 anos)
Evanston
Prêmios Nobel de Economia (1979)
Campo(s) Economia

Theodore William Schultz (Arlington, 30 de abril de 1902Evanston, 26 de fevereiro de 1998) foi um economista estadunidense.

Foi laureado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1979, juntamente com William Arthur Lewis.

Estudou agricultura no South Dakota State College (1921-1927) e, em seguida, ingressou na Universidade de Wisconsin-Madison obtendo seu doutorado em economia, em 1930.

Posteriormente lecionou no Iowa State College (1930 - 1943), e então transferiu-se para a Universidade de Chicago. Mais tarde foi presidente da American Economic Association.

Schultz recebeu o Prémio de Ciências Económicas por seu trabalho sobre o desenvolvimento econômico, centrado na economia agrícola. Analisou o papel da agricultura na economia e seu trabalho teve profundas repercussões nas políticas de industrialização de vários países.

No pós-guerra, Schultz pesquisou a rápida recuperação da Alemanha e do Japão, comparando a situação desses países à do Reino Unido, onde ainda havia racionamento de alimentos muito tempo depois da guerra. Concluiu que a velocidade de recuperação se devia a uma população saudável e altamente educada. Segundo ele, a educação torna as pessoas produtivas e a boa atenção à saúde aumenta o retorno do investimento em educação. Assim, introduziu a ideia de "capital educacional" relacionando-o especificamente aos investimentos em educação.

Tal ideia foi a base da Teoria do Capital humano, posteriormente desenvolvida por Gary Becker, e inspirou um grande número de trabalhos sobre o desenvolvimento, nos anos 1980, motivando investimentos no ensino técnico e vocacional pelas instituições financeiras do Sistema Bretton Woods - como o FMI e o Banco Mundial.

Ligações externas


Precedido por
Herbert Simon
Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel
1979
com William Arthur Lewis
Sucedido por
Lawrence Robert Klein


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.