Tozé Martinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tozé Martinho, nome artístico de António José Bastos de Oliveira Martinho (Lisboa, 5 de dezembro de 1947) é um actor e argumentista de televisão português.

É filho do médico António Caetano de Oliveira Martinho e da actriz Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves (n. 1927), mais conhecida por Tareka, e irmão da escritora e professora Ana Maria Magalhães (n. 1946) e de Manuel Maria Bastos de Oliveira Martinho.

Frequentou cursos de Medicina Veterinária e Economia sem, contudo, se formar. Mais tarde, licenciou-se em Direito, pela Universidade Moderna de Lisboa. Actualmente também exerce advocacia.

Com actividade centrada na televisão, nomeadamente nas novelas (estreou-se como actor em Vila Faia - 1982), foi autor de A Outra (2008), Dei-te Quase Tudo (2005) Amanhecer (2002), Olhos de Água (2001), Todo o Tempo do Mundo (1999), A Grande Aposta (1997), Vidas de Sal (1996), Roseira Brava (1995) – produções em que também participou como actor. Entre as novelas acima mencionadas, séries e telefilmes apareceu em mais de vinte produções televisivas. Nas novelas de que é autor, selecciona um grupo de actores habitual, composto por nomes como João Reis, Estrela Novais, Sinde Filipe, Tareka (sua mãe), Fernanda Serrano e Henriqueta Maia.

Para o cinema participou em títulos estrangeiros, como La guérilléra, de Pierre Kast (1982), Le cercle des passions, de Claude d' Anna (1983), Tricheurs, de Barber Shroeder (1984) e Contrainte par corps, de Serge Leroy (1988). Em Portugal foi dirigido por José Fonseca e Costa em Sem Sombra de Pecado (1983).

Foi director de produção na sociedade Atlântida Estúdios (sedeada em Cascais), durante quinze anos, e director de programas durante dois anos, da RTP -USA (em Newark), estação americana dependente da RTP, que produz conteúdos para a comunidade portuguesa. Foi docente da Universidade Moderna de Lisboa, onde coordenou o Curso Livre de Formação de Actores e regeu as disciplinas de Guionismo e Técnica de Televisão e Cinema.

Publicou Coisas do Dinheiro - contos (Cognítio Ed., 1983) e Dá-me Apenas Um Beijo - romance (Bertrand Ed., 2003).

Casado com Ana Rita Mariano de Carvalho Louro, filha de Henrique Fernandes Louro e de sua mulher Rita Trigoso de Carvalho (1930 - 1991)[1] , de quem tem um filho e uma filha:

  • António Caetano Louro de Oliveira Martinho, casado com Filipa Maria Novaes de Seabra Pereira (26 de Junho de 1978), de quem tem um filho, e tem um filho de Joana de Sousa Araújo Montenegro Correia (Lisboa, 25 de Junho de 1976):
    • António Caetano de Seabra Pereira de Oliveira Martinho
    • Gonçalo Maria Montenegro Correia de Oliveira Martinho
  • Rita Louro de Oliveira Martinho, solteira e sem geração

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tetraneta do 2.º Barão e 2.º Visconde do Real Agrado, tetraneta do 1.º Senhor de Serém, trineta do 1.º Barão de Mondim, mais tarde 1.º Barão, 1.º Visconde e 1.º Conde da Fonte Nova, tetraneta da 9.ª Senhora de Mira e 5.ª neta de José Aleixo Falcão Gamboa Fragoso van Zeller.