traceroute

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Resultado da execução da ferramenta traceroute no FreeBSD

traceroute é uma ferramenta de diagnóstico[1] que rastreia a rota de um pacote através de uma rede de computadores que utiliza os protocolos IP e o ICMP, implementada pela primeira vez por Van Jacobson[2] em 1988. Atualmente está disponível em diversos sistemas operacionais como Linux[3] , FreeBSD[4] , NetBSD[5] , MacOS X[6] e Windows[7] .

Seu funcionamento está baseado no uso do campo Time to Live (TTL) do pacote IPv4[1] destinado a limitar o tempo de vida dele. Este valor é decrementado a cada vez que o pacote é encaminhado por um roteador. Ao atingir o valor zero o pacote é descartado e o originador é alertado por uma mensagem ICMP TIME_EXCEEDED. Através da manipulação do campo TTL de uma série de datagramas UDP é possível receber esta mensagem de cada um dos roteadores no caminho do pacote[2] [3] . Para o caso do IPv6 é utilizado o campo hop limit, o limite de saltos dos datagramas desta versão do protocolo[1] . A implementação disponível no Microsoft Windows utiliza apenas pacotes ICMP[2] .

As páginas de manual atribuem a autoria da ferramenta a Van Jacobson que fez a implementação segundo a sugestão de Steve Deering. Também destacam as colaborações de C. Philip Wood, Tim Seaver e Ken Adelman[4] [5] . Segundo Mike Muuss, autor da ferramenta ping, o traceroute foi implementado utilizando o suporte que ele mesmo codificou no kernel ao escrever o ping[8] .

Referências

  1. a b c Stevens, William Richard. Unix Network Programming (em ). [S.l.]: Addison Wesley. p. 62. vol. 1. ISBN 0131411551.
  2. a b c Sloan, Joseph D.. Network Troubleshooting Tools (em ). [S.l.]: O'Reilly. ISBN 059600186X.
  3. a b traceroute(8) - Linux man page die.net. Visitado em 17 de abril de 2012.
  4. a b TRACEOURTE(8) FreeBSD. Visitado em 17 de abril de 2012.
  5. a b TRACEROUTE(8) NetBSD. Visitado em 17 de abril de 2012.
  6. traceroute(8) Mac OS X Manual Page. Visitado em 17 de abril de 2012.
  7. Tracert Microsoft. Visitado em 17 de abril de 2012.
  8. The Story of the PING Program Página de Mike Muuss. Visitado em 17 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.