UNIX System V

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Unix System V, normalmente abreviado como SysV (e usualmente pronunciado - apesar de raramente escrito - como "System Five"), é uma das primeiras versões comerciais do sistema operacional Unix. Foi originalmente desenvolvido pela American Telephone & Telegraph (AT&T) e lançado pela primeira vez em 1983. Quatro versões maiores do System V foram lançadas, denominadas 1, 2, 3 e 4. O lançamento 4, ou SVR4, foi a versão comercial que obteve maior sucesso, sendo o resultados de um esforço, comercializado como Unificação de Sistema Unix, que solicitou a colaboração dos maiores vendedores de Unix. Ele foi a fonte de várias características comerciais do Unix.

Dentre as várias versões (Releases 1, 2, 3 e 4), a Release 4, ou SVR4 foi a versão que obteve maior sucesso e trouxe inovações que serviram como base para outras versões do UNIX que existem hoje. Por exemplo (/etc/init.d) para controle de boot e desligamento.


Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.