Indústria de software

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Indústria de Software é a indústria que envolvem o desenvolvimento, a produção e comercialização de softwares ou programas para computador.

Breve história do software[editar | editar código-fonte]

Os computadores podem ser descritos como dois elementos básicos: o hardware e software. Inicialmente os gastos eram principalmente feitos no hardware, pois o software era gratuito ou já vinha incluído. Depois devido a revolução dos microprocessadores na década de 70 surgiram as primeiras empresas de software. A evolução do poder computacional e usos de aplicações informáticas no desenvolvimento de muitas novas industrias deu origem a uma nova e inovadora industria tecnológica.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Existem dois grandes grupos de negócios na indústria de software: o dos softwares proprietários (tais como os desenvolvidos pela Microsoft), e aquele do software livre. O desenvolvimento de software proprietário usa o licenciamento de software como a forma de comercialização e para isso é necessário proteger-se de pirataria e do uso de cópias ilegais. O retorno financeiro do software livre vem com a venda de serviço de treinamento e suporte a esses próprios softwares.

Tipos de Software[editar | editar código-fonte]

  • Software pacote
  • Software embarcado
  • Software serviço (no-software)

Ver também[editar | editar código-fonte]