DragonFly BSD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Dragonfly BSD
Produção Matt Dillon
Família do SO BSD OS
Modelo Código Livre
Estado Estável
Versão estável 3.0.2
Núcleo Núcleo híbrido
Interface tcsh (root) / sh (usuários)
Licença BSD
Página oficial http://www.dragonflybsd.org

DragonFly BSD é um sistema operacional livre do tipo Unix, o qual originou-se de um fork do FreeBSD 4.8. Matt Dillon, antigo desenvolvedor FreeBSD desde 1994, começou a trabalhar no DragonFly BSD em junho de 2003, anunciando o fork do projeto FreeBSD na lista de e-mails do mesmo em 16 de Julho de 2003.[1]

Dillon começou o DragonFly na crença de que os métodos e técnicas de thread e multiprocessamento assimétrico adotadas no FreeBSD 5 o levaria a uma performance pobre e de difícil manutenção. Ele tentou corrigir suas suspeitas no projeto FreeBSD 5. Devido aos conflitos com os outros desenvolvedores do FreeBSD sobre a implementação de suas idéias, e outras razões, sua habilidade de modificar o código do FreeBSD acabou renovada. Apesar disto, os projetos DragonFly BSD e FreeBSD ainda trabalham em conjunto contribuindo na correção de defeitos, drivers e outras atualizações e melhorias dos sistemas.

Destinado a ser a continuação lógica da série 4.x do FreeBSD, o DragonFly está sendo desenvolvido em um sentido completamente diferente do FreeBSD 5, incluindo uma nova implementação de linhas de execução para processos leves no núcleo. Muitos conceitos planejados para o DragonFly foram inspirados no AmigaOS.

Segundo seus desenvolvedores, o DragonFly BSD pode ser considerado a "evolução lógica do FreeBSD série 4.x". Outra característica interessante do DragonFly BSD é que muitos conceitos empregados em seu desenvolvimento são inspirados no AmigaOS.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências