VxWorks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
VxWorks
Produção Wind River Systems
Versão estável VxWorks 6.9
Núcleo Monolítico
Licença Wind River Systems EULA
Página oficial www.windriver.com
Estado de desenvolvimento
Corrente

VxWorks é um sistema operacional de tempo real similar ao Unix produzido e vendido pela Wind River Systems de Alameda, California, EUA.

Assim como outros sistemas operacionais de tempo-real, VxWorks contém um núcleo multitarefa com escalonamento preemptivo, rápida resposta às interrupções, meios de comunicação entre processos e meios para sincronização, e sistema de arquivos.

As características mais marcantes do VxWorks são o gerenciamento de memória compatível com POSIX, facilidades para multiprocessadores, um shell para interface de usuário, depurador com capacidade simbólica/código fonte, e monitor de performance.

VxWorks geralmente é empregado em sistemas embarcados. Diferentemente dos sistemas Unix tradicionais, o desenvolvimento no VxWorks é feito numa máquina hospedeira rodando Unix ou Windows, compilando cruzado (cross-compiling) o software para máquina alvo. A tarefa de execução é feita no alvo, mas pode ser feita no hospedeiro, através de um simulador de alvo (VxSim). VxWorks foi escrito para um número grande de plataformas e hoje roda praticamente em qualquer processador moderno. Isso inclui a família x86, MIPS, PowerPC, SuperH, ARM, StrongARM e xScale.

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que o nome VxWorks venha do sistema operacional VRTX, criado pela Ready Systems (hoje produto da Mentor Graphics). Nos anos 1980, o VRTX era um novo produto e não funcionava como sistema operacional. A Wind River adquiriu então os direitos de revender o VRTX com uma extensão chamada VxWorks que funcionava como sistema operacional (incluía um sistema de arquivos e um ambiente de desenvolvimento). Assim, é provável que VxWorks signifique VRTX now Works (VRTX agora funciona) ou VRTX that works (VRTX que funciona).

Quando a Wind River antecipou que a Ready Systems cancelaria seu contrato, eles desenvolveram seu próprio núcleo e colocaram-no no lugar do VRTX. A funcionalidade do VxWorks é muito similar ao do VRTX.

Tornado (v5 e posterior) ou Workbench (v6 e versões mais novas)[editar | editar código-fonte]

Tornado é um ambiente de desenvolvimento integrado (Integrated Development Environment - IDE) para desenvolvimento cruzado de software. Tornado consiste dos seguintes elementos:

  • Sistema operacional VxWorks para o alvo
  • Ferramentas de construção de aplicações (cross-compiler e programas associados)
  • Um ambiente de desenvolvimento integrado que facilitaria o gerenciamento e construção de projetos, estabelecendo comunicação entre alvo-hospedeiro, execução, depuração e monitoramento de aplicações.
  • Simulador VxSim

Workbench substitui o ambiente do Tornado na versão 6 ou posterior. O Wind River Workbench é baseado na plataforma Eclipse[1]

Produtos que utilizam VxWorks[editar | editar código-fonte]

Mars Reconnaissance Orbiter usa VxWorks

Sistemas operacionais concorrentes[editar | editar código-fonte]

Sistemas similares de outros vendedores:

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.