Ultima III: Exodus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ultima III: Exodus é o terceiro game da série de RPGs eletrônicos Ultima. Ele é o último da fase "Era da Escuridão". É considerado como um avanço para os RPGs eletrônicos da época, sendo o primeiro RPG com personagens animados (os Ultima anteriores mostravam personagens estáticos). Lançado originalmente em 23 de agosto de 1983, possui versões para Amiga, Apple II, Atari 800, Atari ST, Commodore 64, DOS, FM-Towns, Macintosh, MSX e NES. É o único dos Ultima a não ter o Stranger (conhecido hoje como Avatar) como personagem principal, nem seus companheiros Iolo, Dupree e Shamino. Lord British, no entanto, é presente.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Depois de Minax derrotada, é a vez de Exodus, criatura nascida de Minax e Mondain, conjurar sobre o que restou de Sosaria as tropas e monstros à destruir a terra. O campeão terráqueo mais três companheiros subiriam a Ilha do Fogo e com ajuda de uma entidade conhecida como Timelord, Senhor-do-Tempo, destruiram Exodus em seu covil.

Diferenças para as versões anteriores[editar | editar código-fonte]

  • No jogo, cria-se um grupo com até 4 personagens; nos anteriores, você só controlava um.
  • Jogadores agora enfrentam inimigos num campo de batalha separado, com um complexo sistema de armas e magias. Nos jogos anteriores, o personagem simplesmente trocava golpes com um inimigo no mapa até um deles morrer.
  • As dungeons do jogo já não são geradas aleatoriamente, e são numa forma primitiva de 3d. Isto encorajava o jogador a criar mapas.

É único porque[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de visão aérea, um sofisticado sistema de visão não permite a você ver além de montanhas, árvores ou paredes, nem as suas costas, quase que simulando uma visão normal.
  • Foi o primeiro jogo a implantar o sistema de fome: se seu estoque de food (comida) chega a zero e você não compra mais food em uma grocery (armazém), você começa a morrer de fome. O sistema foi abandonado em jogos posteriores, mas readotado em muitos jogos recentes de outras companias.

O jogo[editar | editar código-fonte]

Você deve construir 4 personagens das seguintes classes:

Classe sexo tipo de magia habilidades
Alchemist (Alquimista) homem Arcana --
Barbarian (Bárbaro) homem - --
Druid (Druida) homem ambas --
Fighter (Guerreiro) homem - Usa todas as armas e armaduras
Illusionist (Ilusionista) mulher Divina --
Lark (bardo) mulher Arcana Usa todas as armas
Paladin (Paladino) mulher Divina --
Priest (Padre) mulher Divina Excepcional MP
Ranger homem ambas usa todas as armaduras
Thief (Ladino) homem - Excepcional Dextreza
Wizard (Bruxo) homem Arcana Excepcional MP
Raça máxima força máxima destreza máxima sabedoria máxima inteligência
Human 75 75 75 75
Elf 75 99 50 75
Dwarf 99 75 75 50
Bobit 75 50 99 75
Fuzzy 25 99 75 99

Ligações externas[editar | editar código-fonte]