União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo do Distrito Federal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo do Distrito Federal (Uniesbe) é a entidade responsável pelo carnaval de Brasília.

A antiga foi criada em 2003, como uma espécie de dissidência da LIESB. Posteriormente, atolada em dívidas, a LIESB deixou de existir, de modo que para que as escolas, para que pudessem continuar a receber patrocínio do Governo do Distrito Federal, tiveram que se filiar à UNIESB.

A entidade foi responsável por implantar no Carnaval a regra de que apenas uma entidade por cidade poderia competir, como forma de evitar que fossem criadas inúmeras escolas fantasmas, com fins lucrativos e que deixassem dívidas. No entanto, essa foi uma decisão um tanto criticada, uma vez que deixou o tradicional bloco Cacique do Cruzeiro de fora do Carnaval.

Também como medida protetiva, criou-se a obrigatoriedade de que novas agremiações desfilassem durante os três primeiros anos sem receber verbas oficiais.

Em 2010, uma sentença judicial declarou a UNIESB como sucessora da LIESB.[1]

Referências

  1. Estação da Notícia (30 de junho de 2010). «Uniesb ataca condenação e vai recorrer». Consultado em 31 de julho de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.