Universidade da Corunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade da Corunha
Dados
Fundación 1989[1]
Localização Corunha (Galiza)
Estudantes 21168 de 1.º e 2.º ciclo (ano 2006-2007)
768 de 3.º ciclo
Reitor José María Barja
Página web http://www.udc.gal/[2]

A Universidade da Corunha tem campi nas cidades da Corunha e Ferrol.

Atualmente tem, entre outros, os cursos de: Arquitectura, Biologia, Ciências Económicas e Empresariais, Direito, Filologia, Ciências da Educação, Engenharia em Informática, Engenharia de Caminhos, Canais e Portos Química e Sociologia.

Em Dezembro de 2007, o Conselho de Governo da UDC aprovou o Plano de normalização linguística da Universidade, em que se recolhe o compromisso da instituição a favor da normalização da Língua galega tal e como estabelecem os seus estatutos. Através deste plano, a UDC vai pôr os recursos necessários para aumentar o uso do Galego dentro da instituição: é preciso lembrar que, segundo a "Análise sócio-linguística da Universidade da Corunha" (2005), o Galego é usado pelo professorado apenas em 9% das aulas desta instituição corunhesa. Entre outras medidas que se recolhem no plano estão: a valoração do domínio oral e escrito do Galego em todos os concursos para o acesso ao professorado; o Serviço de Publicações editará em breve pelo menos a metade das suas publicações em Galego; as concessões de serviços e atividades de organismos geridos pela UDC incluirão cláusulas linguísticas. Além disso, os planos de formação contínua do pessoal da administração e dos serviços serão integralmente em galego. No que diz respeito das disciplinas universitárias, a UDC quer chegar a que um terço das matérias obrigatórias e troncais sejam oferecidas em Galego.

O Plano de normalização veio completar o Regulamento de Uso do Galego desta instituição, com que contava desde o ano 2005.

Escola Técnica Superior de Arquitectura da UDC.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]