Universidade de Tubinga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neue Aula, o prédio principal

A Universidade Everardo Carlos de Tubinga (em alemão: Eberhard Karls Universität Tübingen) é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Tubinga, na Alemanha. É uma das mais antigas da Alemanha. Foi fundada em 11 de Março de 1477 por Everardo I de Württemberg (1445-1496), reformador eclesiástico e cívico, que estabeleceu a Universidade após absorver, em viagens feitas à Itália, a influência Renascentista. O primeiro reitor da Universidade foi Johannes Nauclerus.

É internacionalmente conhecida por seus cursos de Medicina, de Ciências Naturais e de Humanidades. Na área de Germanística (Germanistik), tem se destacado, desde muito tempo, como a primeira de todas as universidades alemãs.

Tubinga é umas das cinco cidades universitárias clássicas da Alemanha: as outras quatro são Marburgo (Philipps-Universität Marburg), Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen), Friburgo (Albert-Ludwigs-Universität Freiburg) e Heidelberg (Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg). Vários alunos da Universidade foram laureados com Prêmio Nobel, especialmente nos campos da Química e da Fisiologia ou Medicina.

Em 2008, havia cerca de 23.000 estudantes matriculados.

Docentes e ex-alunos laureados com o Prêmio Nobel[editar | editar código-fonte]

Christiane Nüsslein-Volhard,
Nobel de Fisiologia ou Medicina 1995 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.