Usina Hidrelétrica de Machadinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A UHE Machadinho foi construída no rio Pelotas pela Eletrosul. Fica a 1,200km à jusante da foz do rio Inhandava (ou rio Forquilha), na divisa dos municípios de Piratuba, em Santa Catarina e Maximiliano de Almeida no Rio Grande do Sul.

A usina tem 3 unidades de 380MW cada, perfazendo uma potência instalada de 1.140 MW no total.

Usinas de Machadinho e Itá[editar | editar código-fonte]

Temos dois casos emblemáticos entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina: as usinas de Itá e Machadinho. O tema é atual e polêmico. Construídas no Rio Uruguai, em zonas de minifúndios produtivos, a usina de Itá atingiu 3.219 propriedades rurais, com 3.560 famílias. São mais de 14 mil pessoas. Mais alguns milhares da própria sede do município que ficou em baixo da água e que foram transferidos para uma coxilha próxima. Da antiga sede ficaram apenas as duas torres da antiga Igreja Matriz que hoje servem de marco turístico.

Em Machadinho, em torno de 2.500 famílias também foram atingidas. Ao menos dez mil pessoas. Uma grande parte delas teve problemas com as indenizações, sofreram prejuízos com lavouras não pagas e animais não indenizados. Tiveram de sair de suas propriedades por força de lei. Resumindo, ao menos seis mil propriedades rurais produtivas e uma cidade, ficaram em baixo da água. Certamente nem todas as indenizações foram justas, face às ações propostas nos tribunais. Por outro lado as usinas geram energia elétrica para uma parcela da população.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.