Usuário(a):GabrielSAraujo/Monster Hunter 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monster Hunter 4
Desenvolvedora(s) Capcom
Publicadora(s) Capcom
Diretor(es) Kaname Fujioka
Produtor(es) Hironobu Takeshita
Compositor(es) Marika Suzuki
Miwako Chinone
Reo Uratani
Motor MT Framework Mobile
Série Monster Hunter
Plataforma(s) Nintendo 3DS
Lançamento Versão original
JP|14 de Setembro de 2013 4G/Ultimate
Género(s) RPG eletrônico de ação
Modos de jogo Um jogador, Multijogador

Monster Hunter 4 é um RPG de ação desenvolvido e publicado pela Capcom. Esse é o quarto jogo na série Monster Hunter e o segundo lançado para o Nintendo 3DS. O jogo foi originalmente lançado para o Japão em 14 de setembro de 2013. Em 26 de janeiro de 2014 uma edição melhorada chamada Monster Hunter 4G foi anunciada e seu lançamento previsto para 11 de outubro do mesmo ano. Essa versão permite que jogadores transfiram seus personagens e arquivos de salvamento da versão original.[1] A versão melhorada foi lançada para a América e Europa com o nome Monster Hunter 4 Ultimate em 13 de Fevereiro de 2015.[2] A nova versão do jogo foi lançada simultaneamente ao New Nintendo 3DS em todas as regiões, exceto a Austrália, além disso, ela estava disponível em conjunto à variante 3DS XL, uma versão superior do console.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Assim como nos demais jogos da série, em Monster Hunter 4 o jogador encara o papel de um novo caçador que aceita missões e desafios para caçar criaturas perigosas em diversos locais diferentes. Ao progredir nessas missões, o jogador recebe vários itens, Zenny o dinheiro utilizado no jogo, e outras recompensas que são usadas para a criação de novas armas, armaduras, equipamentos adicionais e itens que recuperam vida ou dão ao jogador diversas vantagens temporárias nas missões. O personagem não passa por melhorias diretas, dependendo de suas armas e armaduras para tornar-se mais forte, essas melhoram à medida que o jogador embarca em missões mais difíceis. O jogo permite que o jogador use qualquer um dos 14 tipos diferentes de armas, cada uma possuindo um estilo único de jogo que o deve ser dominado, e elas podem ser livremente trocadas antes do início de uma missão.

Ao embarcar em uma missão, o jogador é levado para uma área remota composta por diversas áreas menores, nelas é possível se deparar tanto com criaturas passivas quanto agressivas. Ao explorar essas áreas, o jogador pode coletar diversos materiais como minerais, insetos ou plantas para a confecção de novos equipamentos e poções ou encarar as criaturas que habitam esses locais. Algumas missões permitem ao jogador explorar essas áreas pelo tempo que preferirem, acumulando materiais, enquanto outras pedem que o jogador elimine um determinado número de criaturas menores. A maioria das missões no jogo consistem na caça de um ou mais monstros grandes que vivem nessas regiões, permitindo ao jogador que os mate ou capture. Essas missões são limitadas em tempo e recursos disponíveis. O caçador pode ser derrotado duas vezes em batalha ao ter seus pontes de vida reduzidos a zero, o que faz com que ele retorne à área inicial da missão. Ser abatido uma terceira vez, ou permitir que o tempo acabe, faz com que a missão seja considerada uma falha. O jogador pode deixar uma missão a qualquer momento, abrindo mão de todos os materiais coletados, mas recuperando quaisquer consumíveis que tenha usado durante a missão atual.

Os fatores limitantes são a vida e o vigor do jogador. O personagem perde vida ao ser tomar dano mas pode restaurá-la com poções. O vigor é drenado com muitas ações incluindo correr ou usar suas armas, e caso esse recurso acabe, o personagem perderá velocidade e até parar completamente até que seu vigor seja recuperado. O vigor recupera-se automaticamente ao realizar ações menos agressivas. O vigor máximo diminui ao passar do tempo, e apesar de poder ser recuperado ao usar vários itens consumíveis, um vigor baixo pode limitar a efetividade de um caçador.

Em Monster Hunter 4 o combate e movimentação passaram a enfatizar um plano tridimensional. É possível escalar paredes com maior fluidez, e o jogador pode tirar proveito de diferenças de elevação no terreno para realizar golpes aéreos ou até realizar uma montaria nos monstras maiores. O jogo também elimina as sessões de combate subaquático presentes em seu antecessor, Monster Hunter 3. Os monstros também receberam melhorias em relação ao seu ambiente, também sendo capazes de utilizá-lo para sua vantagem. Duas novas armas foram adicionadas: O Glaive Inseto (Insect Glaive) e a Lâmina Dínamo (Chargeblade).

O diretor do jogo, Kaname Fujioka, afirmou que Monster Hunter 4 possui um foco maior em aventura e na história, em relação aos Monster Hunter anteriores.[3] Múltiplos acampamentos base são desbloqueados a medida que o jogador avança no jogo, criando o maior elenco de NPCs vistos até então.

Monster Hunter 4 foi o primeiro jogo da série em consoles portáteis a possuir um modo multijogador online completamente integrado.[4] Jogos anteriores, tanto no PSP quanto no 3DS, só permitiam cooperação local, apesar que o acesso a um modo online era disponível ao realizar a conexão com o Playstation 3 ou o Wii U.

Um novo sistema de "Guild Quest" (Missões da Guilda) foi adicionado, elas possuem missões diferentes para cada jogador, e geram equipamentos aleatórios com atributos levemente alterados. Para ter acesso a mais armas e armaduras, os jogadores devem trocar suas Guild Quests com outros jogadores através de "Guild Cards" ou da função StreetPass do Nintendo 3DS. Um máximo de 50 missões podem ser armazenadas até serem concluídas. A versão para o modo um jogador equivalente as Guild Quest são "Exploration Missions" (Missões de Exploração), elas geram um mapa diferente e equipamentos aleatórios cada vez que são concluídas. Alguns equipamentos são exclusivos a esses novos sistemas, isso inclui algumas armaduras com seus designs de versões anteriores do jogo que não estava presentes em nenhum outro lugar de Monster Hunter 4, como por exemplo: As armaduras antigas de Khezu, Rathian e Rathalos e a Barroth Great Sword.

A partir de 8 de abril de 2024, os servidores online de todos os aplicativos para o Nintendo 3DS e o Wii U serão descontinuados, o que significa que se conectar em missões online cooperativas não será mais possível a partir dessa data. Jogadores ainda poderão cooperar e trocar em Guild Quests através de conexões locais.


História[editar | editar código-fonte]

O jogador é um caçador novato, conhecido somente pelo seu título, o Caçador, que segue em direção ao porto da cidade Val Habar usando um navio das areias para se tornar integrante da Guilda dos Caçadores. O navio é atacado pelo gigante Dah'ren Mohran, um Dragão Ancião que vaga pelas areias do deserto, mas o Caçador consegue proteger o navio tempo o bastante até que os Ace Hunters, os caçadores mais experientes da Guilda, chegassem para afastar a fera. Já na cidade, um dos passageiros do navio, o Caravaneer se apresenta ao jogador e o apresenta ao resto de sua Caravana Capital, que é composta por ele, um ferreiro conhecido simplesmente como The Man (O homem) e uma assistente da guilda. Impressionado pelas habilidades do Caçador, ele o convida a fazer parte da caravana e ajudá-los a descobrir o propósito de um estranho artefato encontrado pelo Caravaneer anos atrás. Ele o chama de o "Artigo" e está tentando chegar a terra de Cathar, conhecida pela sabedoria da sua população. O Caçador ajuda a convidar um cozinheiro e um mercador para auxiliarem na viagem que fariam até o próximo porto, localizado na vila vulcânica de Harth, o lar dos Troverianos, uma raça de ferreiros anões.

Os Troverianos aceitam ajudar a Caravana a construir um navio capaz de cruzar os oceanos. Mas para isso, caçador os auxilia ao eliminar monstros que os impediam de usar suas forjas, capturando a atenção dos Ace Hunters que passavam pelo local. Enquanto se preparam para partirem, a filha do chefe dos Troverianos decide se juntar a Caravana para estudar a forja sobre a tutela do ferreiro do grupo, The Man. A Caravana se lança ao oceano em seu novo navio, o Arluq, mas são atacados por um monstro negro, Gore Magala. O Caçador tenta defender seu navio, mas acaba infectado pela estranha doença que parece emanar da criatura, o Caçador infectado tem suas habilidades de combate prejudicadas, contudo consegue se livrar de seus efeitos ao atacar sucessivamente. A fera é repelida com a ajuda dos Ace Hunters, mas o navio havia sofrido avarias e chega a vila de Cheeko sands, onde passará por reparos. Os Ace Hunters então informam a Caravana que Cathar não é uma ilha no oceano como imaginavam, mas sim uma vila no topo das montanhas. Através da ajuda do Caçador, a Caravana recebe o auxílio da população local de Palicos, ou amigatos, uma raça de gatos extremamente inteligentes com capacidades de combate equiparáveis as dos caçadores. Com o Arluq quase consertado, os Ace Hunters contam que foram enviados pela Guilda para lidarem com Gore Magala, contudo dois de seus membros nunca retornaram de suas expedições. Depois de o Caçador resgatar esses dois membros perdidos, a Guilda o encarrega de derrotar Gore Magala. O Caçador tem sucesso em sua batalha, mas o monstro consegue fugir depois da luta.

Com seu navio consertado, o Caravaneer sugere que retornem para Harth com o intuito de transformarem o Arluq em um navio voador. Agora com essas modificações, a Caravana finalmente chega a Cathar. Lá, eles ouvem que o Artigo é um mau agouro e trouxe desastres para as montanhas próximas. O Caçador, ao ajudar os moradores locais, aprende que a doença espalhada por Gore Magala começou a afetar outros monstros, fazendo com que entrassem em um estado de fúria frenética antes de morrerem alguns dias depois. Os Ace Hunters chegam a Cathar para informar à Caravana sobre o "Frenzy Virus", a doença espalhada por Gore Magala, e que esse havia desaparecido, deixando para trás sua pele e se transformando em sua forma adulta ainda mais perigosa, Shagaru Magala. O Caçador enfrenta a fera quando ela ameaça Cathar, e ao derrotá-la, descobre que o Artigo era uma escama de Shagaru Magala.

Agora que a ameaça, aparentemente, foi derrotada, a Caravana é surpreendida ao descobrir que a Guilda precisa de sua ajuda com na cidade capital de Dundorma, onde outro poderoso monstro, Kushala Daora, um Dragão Ancião de pele metálica, foi avistado. A Caravan auxilia na fortificação das defesas da cidade antes da chegada do monstro. Enquanto o Caçador reúne materiais para construir uma arma capaz de derrotar o Dragão Ancião, inúmeros espécimes de uma rara Serpe Alada dourada, conhecida como Seregios, começaram a aparecer repentinamente ao redor do mundo. Os Ace Hunters são enviados para investigarem essa anomalia, e logo descobrem o retorno do Frenzy Virus. Com o avanço das investigações, descobre-se que esses eventos foram causados por um Seregios que havia se tornado um Alfa, um monstro que havia superado a infecção mortal do Frenzy Virus se tornando ainda mais poderoso. Quando o Caçador está fora enfrentando o Seregios Alfa, Kushala Daora começa seu ataque a Dundorma. Os Ace Hunters conseguem defender a cidade até o Caçador voltar e com seus esforços combinados e com a arma recém criada, eles conseguem repelir o Dragão Ancião.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Monster Hunter 4, assim como títulos anteriores na série, foi desenvolvido primariamente para um público japonês; Apesar de os jogos anteriores tenham sido localizados para um público falante do inglês, nenhuma localização havia atingido o marco de um milhão de unidades vendidas.[5]

Desde o início do desenvolvimento de Monster Hunter 4 Ultimate, a versão do jogo voltada para o ocidente, o diretor de localização da Capcom, Andrew Alfonzo, quis tornar o título mais atraente para o público ocidental, para isso, ele e sua equipe estiveram envolvidos desde cedo durante o desenvolvimento do jogo para fornecerem suas contribuições e darem início à localização.[5] Alfonzo se dedicou a estudar as diferenças entre o público ocidental e o japonês, descobrindo que os jogadores do ocidente tendiam a serem mais velhos que aqueles jogando as versões japonesas. Além disso, ele também passou tempo estudando como as decisões de negócios são tomadas no Japão, para comunicar melhor as sugestões do seu time para os desenvolvedores chefes. Algumas dessas sugestões exigiram alterações em alguns aspectos do jogo para atenderem as expectativas dos jogadores ocidentais, como que a tela de carregamento mostrasse dicas úteis ao invés de informações sobre a narrativa, e mudar o ritmo das missões iniciais para que elas servissem mais como um tutorial para o jogo. Eles também queriam diminuir o tamanho de alguns diálogos e dar aos jogadores um meio de pular o tutorial de introdução ou permitir que as dicas úteis fossem ligadas ou desligadas. Nem todas as sugestões feitas pela equipe de Alfonzo foram feitas pelos desenvolvedores japoneses, mas muitas delas chegaram às versões finais, tanto a japonesa quanto a ocidental.[5] Para a localização, Alfonzo também quis se distanciar de memes, acreditando que esses não envelheceriam bem com o jogo.[5] A equipe de Alfonzo também criou uma campanha nas redes sociais antes do lançamento do jogo no ocidente que ajudou a introduzir potenciais jogadores aos principais conceitos da jogabilidade.[5] Tendo em vista que Monster Hunter 4 Ultimate vendeu bem mais de um milhão de cópias e que a curva de aprendizado melhorada foi um ponto de elogia dos críticos, Alfonzo acreditou que sua equipe tinha feito o melhor trabalho para criar uma "localização inteligente" dado que eles não tinham controle direto sobre o desenvolvimento do jogo, mas encontraram outros meios para manifestar mudanças "tangíveis" no processo.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Em 19 de dezembro de 2012, a Capcom postou um aviso em sua página oficial, mudando a data de lançamento para o verão de 2013 e afirmando que "Novas melhorias de qualidade são necessárias para atender às expectativas e desejos dos usuários".[6]

Em 30 de maio de 2013, foi anunciado que dois consoles Nintendo 3DS XL Edição Especial seriam lançados na mesma data que o jogo no Japão (a versão "3DS versão preto Gore Magala" e "3DS versão branco Felino").[7]

Em 3 de junho de 2013, a Capcom anunciou versões diferentes do jogo, exclusivas a loja eletrônica da Capcom. O "conjunto completo" inclui uma faixa, uma figura de ação, uma bolsa e o jogo.[8]

Uma edição limitada o Novo Nintendo 3DS XL com tema de Monster Hunter 4 Ultimate foi lançado na América do Norte em 13 de fevereiro de 2015. [9]

Após o lançamento de Monster Hunter 4 Ultimate, a Capcom lançou um pacote inicial de download gratuito através da Nintendo eShop. O pacote contém vários itens e permite aos jogadores forjarem equipamentos tematizados de Super Mario.[10] Em março de 2015, a Capcom lançou um segundo conjunto de conteúdo disponível para download contendo novas missões e equipamentos tematizados a The Legend of Zelda.[11]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Vendas[editar | editar código-fonte]

Monster Hunter 4 vendeu mais te 1.8 milhão de cópias nos seu primeiros dois dias após o lançamento.[12] Ao final de 2013, já havia vendido 3.9 milhões de cópias no Japão, mais do que o dobro de qualquer outro jogo na região, com exceção a Pokémon X and Y .[13] Em 31 de março de 2014 o jogo havia vendido 4.1 milhões de cópias.[14] A versão melhorada, Monster Hunter 4G foi um título de lançamento para o Novo Nintendo 3DS no Japão. Lançado em 11 de Outubro de 2014, o jogo vendeu 1.6 milhão de cópias nos seus primeiros dois dias.[15] Até novembro de 2014 já haviam sido 2.2 milhões de cópias.[16] Foi reportado no relatório financeiro consolidado da Capcom em 3 de fevereiro que o jogo havia vendido 2.7 milhões de cópias desde seu lançamento no Japão.[17] Logo após o lançamento da versão Norte Americana, a Capcom anunciou que o título havia sido vendido mais de 3 milhões de vezes ao redor do globo.[18] No primeiro mês de vendas de Monster Hunter 4 Ultimate na América do Norte, 290 mil cópias físicas e digitais haviam sido vendidas, tornando esse o título da série com vendas mais rápidas naquela região.[19] Em abril de 2015, a Capcom anunciou que Monster Hunter 4 Ultimate foi o primeiro título da série a superar um milhão de unidades vendidas na Europa e América do Norte.[20] Em outubro desse mesmo ano, Monster Hunter 4 Ultimate havia vendido mais de 4 milhões de cópias ao redor do mundo.[21][22]

Recepção pela crítica[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenhas para a versão Ultimate
Resenha crítica
Publicação Nota
Destructoid 9/10[23]
Famitsu 38/40 (Monster Hunter 4)[24]
36/40 (Ultimate)[25]
Game Informer 8.75/10[26]
Game Revolution 4 de 5 estrelas.[27]
GameSpot 9/10[28]
GamesRadar+ 4.5 de 5 estrelas.[29]
Hardcore Gamer 4 de 5 estrelas.[30]
IGN 9/10[31]
Nintendo Life 9 de 10 estrelas.[32]
Polygon 8.5/10[33]
The Guardian 4 de 5 estrelas.[34]
USgamer 4.5 de 5 estrelas.[35]
Pontuação global
Agregador Nota média
Metacritic 86/100[36]

No seu lançamento, Monster Hunter 4 Ultimate recebeu críticas positivas, com muitos críticos o nomeando como melhor título da série até então. O site agregador de críticas Metacritic deu ao jogo uma nota 86/100. A revista de jogos japonesa Famitsu deu ao jogo pontuações impressionantes. Destructroid deu uma pontuação de 9/10 afirmando que jogo é um padrão de excelência. GameSpot elogiou o jogo dizendo "Monster Hunter 4 Ultimate consegue expandir naquilo que as pessoas amam sobre a série, enquanto simultaneamente acomodando aqueles que estão se envolvendo pela primeira vez. É um impressionante consumidor do seu tempo, mas ele raramente faz você senti-lo maçante; quando o jogo te conquista, você pode esperar colocar, no mínimo, 80 horas nele. Aqueles que realmente investirem no jogo, facilmente passarão das centenas de horas. Claro, Monster Hunter 4 não deixa de lado algumas das especificidades da série, mas é a versão mais enxuta e acessível do jogo até então, e uma que é difícil não se obcecar." A Gamesradar concorda com essa afirmação dizendo: "Monster Hunter 4 não oferece muito além so que seu predecessores faziam, mas aperfeiçoa tanto esses aspectos que é, sem dúvida, o melhor da série, e está entre os melhores jogos do 3DS". USgamer deu uma pontuação de 4.5/5 e afirmou: "Monster Hunter 4 Ultimate é simplesmente a versão mais acessível e jogável do RPG da Capcom até hoje -- Mas cuidado, ainda é necessário um grande investimento. Mas, se você está disponível a se jogar, logo você entenderá porque Monster Hunter se tornou esse fenômeno". Metro chama Monster Hunter 4 de o melhor da série até então.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Lista de prêmios e indicações
Prêmio Categoria Resultado Ref
The Game Awards 2015 Melhor Jogo Mobile/Portátil Nomeado [37]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Monster Hunter 4G Announced - News - Articles - Latest Gaming News - Retry Level». Consultado em 26 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 26 de Janeiro de 2014 
  2. «Monster Hunter 4 Ultimate headed to 3DS in early 2015» 
  3. Whitehead, Thomas (4 de julho de 2012). «Monster Hunter 4 Director Says It's All About 'Adventure'». Nintendo Life. Consultado em 22 de junho de 2016 
  4. By Ishaan . September 19, 2012 . 9:26pm (19 de setembro de 2012). «Monster Hunter 4 Has Online Multiplayer, Out In March 2013». Siliconera. Consultado em 22 de junho de 2016 
  5. a b c d e Frank, Allegra (17 de Março de 2016). «Keeping Monster Hunter out of 'Meme Country' on the way to stateside success». Polygon. Consultado em 18 de Março de 2016 
  6. «Announces Revision in the Launch of "Monster Hunter 4"». CAPCOM. Consultado em 22 de junho de 2016 
  7. «CAPCOM:モンスターハンター4|【数量限定】オリジナルデザインのニンテンドー3DS LL本体とゲームソフト『モンスターハンター4』を同梱したスペシャルパックが登場!!». Capcom.co.jp. Consultado em 22 de junho de 2016 
  8. «イーカプコン限定商品 モンスターハンター4 COMPLETE SET |イーカプコン». E-capcom.com. Consultado em 22 de junho de 2016 
  9. Plante, Chris (13 de Fevereiro de 2015). «The beautiful, limited edition New 3DS XLs you'll probably never own». The Verge. Consultado em 14 de Fevereiro de 2015 
  10. Bedford, John (27 de Fevereiro de 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate - how to obtain the starter pack and Super Mushroom bonus equipment». Eurogamer. p. 10. Consultado em 27 de Fevereiro de 2015 
  11. Pereira, Chris (6 de Março de 2015). «Legend of Zelda Weapons and Armor Now Available in MH4U». GameSpot. CBS Interactive. Consultado em 8 de Março de 2015 
  12. «Monster Hunter 4 sales top 1.8 million in two days». 18 de Setembro de 2013. Consultado em 3 de Fevereiro de 2014 
  13. «Nintendo dominates Japanese best selling games of 2013 list». Consultado em 3 de Fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 22 de Outubro de 2014 
  14. Yin-Poole, Wesley (8 de Maio de 2014). «Dead Rising 3 sales rise to 1.2m as Capcom enjoys profit boost». Eurogamer. Gamer Network. Consultado em 8 de Maio de 2014 
  15. Karmali, Luke (15 de outubro de 2014). «New Nintendo 3DS Sells 230,000 in Launch Weekend - IGN». Uk.ign.com. Consultado em 22 de junho de 2016 
  16. «Japan's Video Game Rankings, November 17–23». Anime News Network. 26 de Novembro de 2014. Consultado em 26 de Novembro de 2014 
  17. «Monster Hunter 4 Ultimate Sold 2.7M in Nine Months: Capcom». SegmentNext. 4 de Fevereiro de 2015. Consultado em 4 de Fevereiro de 2015 
  18. Weber, Rachel (17 de Fevereiro de 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate ships 3m copies». GamesIndustry.biz. Consultado em 17 de Fevereiro de 2015 
  19. McFerran, Damien (13 de Março de 2015). «The Nintendo 3DS Was North America's Best-Selling Hardware Platform In February». Nintendo Life. Consultado em 13 de Março de 2015. Cópia arquivada em 13 de Março de 2015 
  20. «"Monster Hunter 4 Ultimate" Becomes the First Title in this Series to Top One Million Units Shipped in Europe and North America!». Capcom. 14 de Abril de 2015. Consultado em 14 de Abril de 2015 
  21. Makuch, Eddie (30 de Julho de 2015). «Capcom Profit Jumps 100% Thanks in Part to Devil May Cry 4 Special Edition». GameSpot. CBS Interactive. Consultado em 30 de Julho de 2015 
  22. Makuch, Eddie (21 de Outubro de 2015). «Monster Hunter 4 Hits New Shipment Milestone». GameSpot. Consultado em 21 de Outubro de 2015 
  23. Hancock, Patrick (February 10, 2015). «Review: Monster Hunter 4 Ultimate». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  24. «Famitsu Review Scores: Issue 1292». Gematsu. September 3, 2013. Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  25. «Famitsu Review Scores: Issue 1349». Gematsu. October 7, 2014. Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  26. Turi, Tim (February 9, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate». Game Informer. Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  27. Schaller, Kevin (February 13, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  28. Bell, Sean (February 10, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  29. Skrebels, Joe (February 10, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  30. Creegan, Dermot (February 10, 2015). «Review: Monster Hunter 4 Ultimate». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  31. Otero, Jose (February 10, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  32. Whitehead, Thomas (February 10, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  33. Kollar, Phillip (February 10, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review: Where the Wild Things Are». Polygon. Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  34. Dring, Chris (February 16, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review». TheGuardian.com. Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  35. Mackey, Bob (February 10, 2015). «Monster Hunter 4 Ultimate Review». Consultado em February 23, 2020  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  36. «Monster Hunter 4 Ultimate for 3DS Reviews». Metacritic. CBS Interactive. Consultado em February 25, 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  37. «Nominees | The Game Awards 2015». The Game Awards. Ola Balola. 12 de Novembro de 2015. Consultado em 13 de Novembro de 2015. Cópia arquivada em 14 de Novembro de 2015 

Links externos[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial

Sítio oficial (em japonês)



[[Categoria:Jogos eletrônicos desenvolvidos no Japão]] [[Categoria:Jogos eletrônicos de 2013]] [[Categoria:Jogos eletrônicos com protagonistas de gênero selecionável]] [[Categoria:Jogos eletrônicos multijogador e um jogador]] [[Categoria:Jogos exclusivos para Nintendo 3DS]] [[Categoria:Jogos para a Nintendo 3DS eShop]] [[Categoria:Jogos para Nintendo 3DS]] [[Categoria:RPGs eletrônicos de ação]] [[Categoria:Jogos eletrônicos de RPG]]