Usuário(a):Gabrielt4e/Discussão/Nov-05

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá, Gabrielt4e/Discussão, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de continuar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! 

Leslie Msg 20:43, 17 Novembro 2005 (UTC)

mensagens[editar | editar código-fonte]

Deixaste algumas mensagens na minha discussão. Vamos por partes: 1.º Em Guerra dos Emboabas, não sei por que razão quer apagar o texto anterior - quanto a mim, pode ficar como introdução do artigo, enquanto que o resto do teu texto pode ficar como desenvolvimento, pelo menos antes que alguém decida desenvolver mais o assunto.

2.º Não precisas de pedir a minha autorização para nada. A wiki é feita por todos, de forma livre. Apenas revertemos o que as pessoas fazem quando estas não cumprem as regras definidas.

3.º O site http://www.t4e.com.br/neil/ diz, no final da página "todos os direitos reservados" - se participa no site, poderá, com certeza, mudar essa nota que impossibilita a publicação do texto na wikipédia. Ou os direitos são reservados ou não - as duas coisas ao mesmo tempo é que não pode ser. Mas eu mesmo tentarei contactar o dono do site para verificar se é verdade ou não. Não é que não acredite em si, mas não temos outro meio de verificar a veracidade do que diz na página de discussão.

4.ºO mesmo se passa com o texto sobre Geddy Lee. Tentei verificar se o site tem algum contacto para que possa confirmar a sua versão e não encontrei qualquer contacto. Peço desculpas, mas assim, tenho de me limitar ao que está escrito no próprio site: "Todos os direitos reservados" - o que não é compatível com a GFDL que rege a wikipédia. Manuel Anastácio 20:09, 18 Novembro 2005 (UTC)


Enviei-lhe agora mesmo o seguinte mail:

Caro Thiago:

Um usuário está colocando na Wikipédia textos copiados de http://www.t4e.com.br/geddy/ e de http://www.t4e.com.br/neil/ ; ele disse que tinha a sua autorização para colocar lá os textos. Ora, eu leio nessas páginas: "Todos os direitos reservados"; ora, na Wikipédia, os textos são cedidos sob a GFDL, isto é: o autor aceita que os textos possam ser livremente alterados e usados para qualquer fim (incluindo uso comercial), o que não é compatível com a nota de "Todos os direitos reservados".

Contudo, se deu realmente essa autorização e continua a concordar com estes termos de uso, responda para o meu mail, para que os textos fiquem na wikipédia (porque, entretanto, foram retirados sob a suspeita de violação de direitos de autor).

Grato,

Manuel Anastácio 21:46, 18 Novembro 2005 (UTC)

Revolução Industrial[editar | editar código-fonte]

Fiz algumas alterações e tentei fundir o texto das duas secções, mas creio que ainda se pode melhorar o conjunto. Veja o meu comentário na mesma discussão. Manuel Anastácio 22:55, 18 Novembro 2005 (UTC)

Já agora: nas disccuões, assine usando ~~~~ - ao gravar, transformam-se na sua assinatura. Manuel Anastácio 22:55, 18 Novembro 2005 (UTC)

Pré-Definição:Revoluções[editar | editar código-fonte]

Oi. Vou tentar ver como estão as revoluções e logo vejo como é que poderemos fazer uma predefinição. Queria uma como? No fundo da página, certo? Manuel Anastácio 02:46, 20 Novembro 2005 (UTC)

Fiz este esboço aqui: Predefinição:Revoluções - agora só falta definir quais são as revoluções da História Universal de maior importância, bem como em Portugal e no Brasil (ou noutros países lusófonos se se justificar). ideias? Aconselho o artigo (ainda pobrezinho) Revolução. Fico à espera de sugestões. Manuel Anastácio 18:33, 20 Novembro 2005 (UTC)

China: Esclarecimentos[editar | editar código-fonte]

Olá: primeiro, China e República Popular da China não tratam do mesmo assunto - um fala do território designado como China, que não é o mesmo que o País designado como China ou seja, a república Popular da China, que por sua vez não deve ser confundida com República da China, que é o mesmo que Taiwan. Por isso, não chao que se devam fundir os dois artigos. São coisas diferentes. Depois, quanto à predefinição: queres que ela se chame como? Revoluções da História do Brasil? Pelo que entendi, queres essa predefinição apenas para as revoluções e revoltas brasileiras, certo? Manuel Anastácio 17:32, 20 Novembro 2005 (UTC)


República da China; República Popular da China e China são três coisas diferentes. República da China ficou como redirect para China (desambiguação) já que a República Popular da China também é República e é China (que confusão!)... Além disso, em português utiliza-se mais o nome Taiwan do que República da China. Alegre Ah: por favor, peço-lhe de novo: no final de cada mensagem que escrever carregue quatro vezes no til (~~~~) e depois "salve". Manuel Anastácio 02:42, 21 Novembro 2005 (UTC)


Movimentos artisticos: Dúvidas[editar | editar código-fonte]

Oi. Desculpa não ter respondido logo, mas tenho andado muito ocupado. Para colocares a predefinição das revoluções num artigo basta ecreveres no início do artigo {{Revoluções}}. Quanto à reversão que fizeste em Neoclassicismo, o melhor era teres visto na "História" do artigo as várias versões do artigo, abrir a última que não sofreu vandalismo e depois "salvar". Quanto ao resto dos comentários relativos, já sabe que está à vontade para começar novos artigos e a aumentar emelhorar os que já existem, acrescentando o que falta. O artigo rococó já existe. Trovadorismo também. Arcadismo é uma vertente literária do neoclassicismo, que é um termo mais abrangente (e refere-se a outras artes, como a arquitectura, escultura, etc). Manuel Anastácio 20:39, 22 Novembro 2005 (UTC)

VDA[editar | editar código-fonte]

Caro Gabriel,

Entendo perfeitamente que sua intenção foi das melhores quando contribuiu para o artigo ETECAP. Porém, foi constatado que o texto havia sido retirado do site [1] . Na Wikipédia, o texto deve estar sob a licença GNU/GPL, ou seja, deve ser colocado sob essa licença pelo autor. Como suponho que não tenha sido você o autor do texto, não pode copiar lá e colar aqui.

Sugiro o seguinte: leia o texto, interprete-o e escreva o artigo com suas próprias palavras.

um grande abraço! --FML oi 23:44, 29 Novembro 2005 (UTC)

Caro Gabriel, não duvido de nada do que disse. Porém, o ideal é que no próprio site haja algum texto autorizando explicitamente o domínio público ou a licença GNU/GPL. Caso contrário, acho melhor você reescrever o texto mesmo para que a Wikipédia fique além de tudo original! ;) abraço, --FML oi 15:20, 30 Novembro 2005 (UTC)

Literatura e revoluções[editar | editar código-fonte]

Respondi na discussão de "Literatura". Quanto à predefinição das revoluções, achas mesmo que ficava melhor na vertical??? Acho que um quadro na horizontal, como está, adequa-se melhor... Manuel Anastácio 19:40, 30 Novembro 2005 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Etecap vistasuperior.jpg. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas encontra-se sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial.
  2. Se não fores o autor da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Para otimizar o uso de espaço nos servidores da Wikimedia Foundation, sugerimos que carregues as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, vídeos, etc) ao qual todas as Wikipédias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a Wiki PT desnecessariamente. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Obrigado e boas contribuições! Mschlindwein msg 23:52, 30 Novembro 2005 (UTC)