Usuário(a):Lafaeti Ramos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Faeti Ramos
Informação geral
Nome completo Lafaiete Ramos Novaes
Nascimento 25 de janeiro de 1956 (68 anos)
Local de nascimento Brumado, BA
Brasil
Nacionalidade Brasileira
Gênero(s) Samba
Ocupação(ões) Compositor, Cantor, Instrumentista e Produtor Musical
Instrumento(s) Violão

Faeti Ramos, nome artístico, de Lafaiete Ramos Novaes, músico brasileiro, compositor, cantor, instrumentista, produtor musical, filho de José Paulo Ramos e Isaulina Ferreira Ramos, natural do distrito de Cristalândia na cidade de Brumado BA, nascido em 25 de janeiro de 1956.

História[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira ainda menino na década de 70, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato em São Paulo, ao lado de um irmão e dois amigos, fundaram o “Grupo Jovens do Ritmo”.

Em 1983, em parceria com o amigo com o Maurão, fundou o Grupo Sem Compromisso, que viria a despontar na mídia na década seguinte.

Em 1987 integrou o grupo Algo Mais, concorrendo, com a música "Mar e Paixão, no primeiro festival Manchete de Pagode (estilo musical) do programa Sambalanço da extinta TV Manchete e Manchete FM, classificando-se entre as doze primeiras, em uma seleção de mais de 500 músicas concorrentes. Como consequência, participou da gravação do disco do Festival, com selo da gravadora RGE Discos.

Durante vários anos integrou como arranjador e instrumentista (Violão), a banda da sambista Eliana de Lima, sendo inclusive autor de alguns de seus sucessos, entre eles, a música "Chora e Sofre Coração, com selo da gravadora JWC Discos.

Em 1991, gravou com o JB Samba, a música “O Ar Que Respiro", com selo da gravadora Atração Fonográfica, um dos maiores sucessos do grupo.

Em 1992, a convite do empresário Carlinhos Kaskatas, gravou seu primeiro disco solo pela gravadora Rítmo Quente, destacando o samba-rock “Ben Johnson”, um dos líderes de execução daquele ano nas rádios voltadas ao segmento samba.

Em 1995, gravou pelo selo TNT seu segundo disco, com destaque para a composição “Coringão”, que fala da paixão de um torcedor pelo Corinthians e pela Gaviões da Fiel. Hino cantado, até hoje, em todas as reuniões daquela comunidade. Com o empresário Coelho, do grupo “ A Toca do Coelho”, produziu o disco, “Tem Criança no Samba”, com arranjos do maestro Ivan Paulo e participação de Zeca Pagodinho e Dona Ivone Lara. Ressalte-se que, o grupo “A Toca do Coelho” serviu como berço de várias bandas de sucesso no samba paulistano.

Como instrumentista, acompanhou vários ícones da Música Popular Brasileira MPB, como: Neguinho da Beija-Flor, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Mestre Marçal, Noite Ilustrada, Germano Mathias, a internacional Kate Mckey, principal backing vocal de Ray Charles, entre tantos outros.

Como autor, suas composições foram gravadas e interpretadas pelas cantoras, Eliana de Lima, Bernadete, Sandra de Sá, Juliana e também pelos grupos de samba, Desejos, A Mulekada, A Toca do Coelho, Pirraça, JB Samba, Muleke Travesso, Os Originais do Samba, Som Brasileiro, As Malandrinhas e o internacional “Bem Brasil” (Munique, Alemanha), Jair Rodrigues, gravou a música "Eu Vou Só, com selo da Trama (gravadora), assim aconteceu com, Boca Nervosa, Nando e Dentinho, Netinho de Paula, Beto Guilherme, Dezinho Balanço, Biro do Cavaco, Marcio Prata, entre muitos outros.

Participou do primeiro festival, Canto Por Ti Corinthians, com a música Epitáfio Corinthiano[1], composição de Faeti Ramos e Ernesto Teixeira, classificando-se entre os 12 para o CD e DVD, ficando em 2º lugar no voto popular.

Destaques[editar | editar código-fonte]

  • Música "Mar e Paixão", gravada em 1987, faixa extraída do LP 1º Festival Manchete de Pagode (estilo musical), gravadora RGE Discos.
  • Festival de música realizado, no final da década de 80, no ginásio Palestra Itália, em São Paulo, áudio completo extraído do LP 1º Festival Manchete de Pagode (estilo musical), selo da gravadora RGE Discos.
  • Música "Chora e Sofre Coração", faixa do álbum "Fala de Amor", música gravada em 1991, interpretada por Eliana de Lima canção de repercussão nacional, registro em áudio e vídeo, selo da gravadora JWC Discos.
  • Música "O Ar Que Respiro", faixa do álbum 25 Anos - Transcontinental FM - Ao Vivo, gravada em 2007, interpretada pelo Grupo JB Samba, registro em áudio e vídeo, selo da gravadora Atração Fonográfica.
  • Música "Eu Vou Só", faixa do álbum "Em Branco E Preto", gravada em 2008, interpretada por Jair Rodrigues, registro em áudio e vídeo, selo da [[Trama (gravadora).

Referências

  1. Primeiro festival Canto Por Ti, web site Sport Clube Corinthians Paulista/noticias/festival-canto-por-ti-corinthians-anuncia-musicas-classificadas Tags: notícia, wp_post_id_16405

Composições[editar | editar código-fonte]

  • 1990 - Teimosia - Grupo Fora de Série (Letra Faeti Ramos & Edinho Marques) "Disco de Ouro"
  • 1991 - Chora e Sofre Coração - Eliana de Lima (Letra Faeti Ramos & Dezinho Balanço) "Disco de Ouro e Platina"
  • 1992 - Namoro Proibido - Grupo A Toca do Coelho (Letra Faeti Ramos & Coelho) "Disco de Ouro"
  • 1992 - Ben Jonhson - Faeti Ramos (Letra Faeti Ramos & Cacá)
  • 1992 - Doce Vida - Juliana (Letra Faeti Ramos)
  • 1995 - Coringão - Faeti Ramos (Letra Faeti Ramos)
  • 2008 - Eu Vou Só - Jair Rodrigues (Letra Faeti Ramos)
  • 2012 - Pivete - Grupo A Toca do Coelho Part. Sandra de Sá (Letra Faeti Ramos)
  • 2013 - Epitáfio Corinthiano - Faeti Ramos & Ernesto Teixeira (Letra Faeti Ramos & Ernesto Teixeira)