Saltar para o conteúdo

Usuário(a):News Catholics/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Padre Augusto Bezerra entrevistando Papa Francisco na Rádio Catedral FM 106,7 (JMJ Rio 2013, 27 de julho de 2013)

INFORMAÇÕES GERAIS
Nome completo Antonio Augusto da Silva Bezerra Redes Sociais
Nascimento 18/05/1987 Facebook
Nacionalidade Brasileiro Instagram
Natural Rio de Janeiro Twitter
Batismo 25/12/1987 Youtube (inativo)
Profissão/ Ofício Sacerdote Católico Site (inativo)
Ingresso no Seminário 24/02/2005
Ordenação Diaconal 10/12/2011
Ordenação Sacerdotal 06/04/2013 [1]
Filosofia (graduação) PUC-Rio
Teologia (graduação) ISTARJ
Comunicação Institucional (graduação) Pontificia Università della Santa Croce (Roma)
Comunicação Institucional (mestrando) Idem


Padre Augusto Bezerra, é um sacerdote carioca, incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro [2]. Nasceu no dia 18 de maio de 1987 na capital do Rio de Janeiro. Como fruto de uma promessa feita a Santo Antônio de Pádua, sua mãe lhe deu o nome de Antonio, enquanto seu pai junto a outros familiares sugeriram um segundo nome, e pelo qual ficou mais conhecido nas redes sociais, Augusto. Assim, começou a jornada do carioca Antonio Augusto da Silva Bezerra, cuja origem religiosa é a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, situada no Complexo do Alemão, zona norte da capital carioca.

Anseios da Juventude[editar | editar código-fonte]

Antes de entrar para o seminário realizou estudos técnicos de audiovisual, área na qual mais tarde se verá engajado no âmbito de sua vocação religiosa.

Católico desde a infância, sempre teve grande ardor no serviço da Igreja e em suas atividades. Tinha como anseios durante a sua juventude de formar-se em Música e em Comunicação Social para seguir a carreira jornalística.

Tendo havido uma vida comum aos jovens do seu tempo e vivido a experiência do namoro, sentia um apelo por servir mais e melhor à Igreja, embora sempre tivesse dado negativas à possibilidade da vida consagrada.

Discernimento Vocacional[editar | editar código-fonte]

Aos 16 anos, em contato com o aprendizado técnico de audiovisual na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Rio de Janeiro - RJ), realizado já em vista de tornar-se um profissional da comunicação, sentia faltar ainda algo mais específico para a sua realização pessoal, o que o levava a profundos questionamentos sobre o seu futuro.

Nesse momento de sua vida, começou a dedicar maior tempo à oração e à Santa Missa, perguntando a Deus o que Ele realmente desejava de sua vida e que fosse melhor para a sua realização pessoal, pois a sua santa vontade só podia ser o melhor dos possíveis. Ainda resistente à possibilidade da vida consagrada, desejando seguir uma carreira profissional e ter uma família, começou a perceber sinais de que Deus o chamava à vida sacerdotal.

Por fim, seu coração se abriu ao discernimento quando um sacerdote idoso, chamado padre José dos Santos, que era seu confessor e pelo qual tinha grande admiração, lhe questionou se ele já tinha pensado em ser padre. A partir deste instante, os seus questionamentos se multiplicaram, principalmente por não esperar que aquele sacerdote que conhecia tanto acerca de suas fraquezas de juventude realmente pudesse vê-lo como um vocacionado à vida sacerdotal.

Seminário: um passo adiante[editar | editar código-fonte]

Dois anos depois do primeiro discernimento vocacional, no dia 24 de fevereiro de 2005, ele ingressara ao Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos dando seguimento a esse processo.

Perseverando no longo percurso de 8 anos de preparação, concluiu os estudos de bacharelado em filosofia em 2008 pela PUC-Rio e de teologia pelo Instituto Superior de Teologia São João Paulo II, anexo ao Seminário Arquidiocesano de São José, no ano de 2012.

Vida Ministerial[editar | editar código-fonte]

Terminada a vida de seminário, foi ordenado diácono no dia 10 de dezembro de 2011. E, por fim, foi ordenado sacerdote em 06 de abril de 2013 na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, e incardinado na mesma Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Foi diácono de 2011 a 2013 na Paróquia São João Batista da Lagoa, em Botafogo, e na mesma paróquia permaneceu até dezembro de 2014 como vigário paroquial depois de ordenado sacerdote. Em janeiro de 2015, assumiu a Paróquia Santo Antônio dos Pobres no Centro do Rio de Janeiro como administrador paroquial. Em janeiro de 2016, foi enviado a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Maria da Graça como pároco, onde permaneceu até o ano de 2018, quando em agosto se ausentou do Brasil por motivos de estudo, tendo residência em Roma.

Comunicação: primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Para seguir a vocação sacerdotal, renunciou ao anseio de se formar em jornalismo. Porém, além da paixão por comunicar, no processo vocacional ele percebe o quanto a comunicação tem a ver com a missão da Igreja. Em tempos nos quais cresciam os meios digitais, enquanto era seminarista trabalhava com a experiência de Blog. Aproveitava desse tipo de ferramenta para fazer reflexões temáticas da doutrina e da liturgia diária.

Comunicação: redes sociais[editar | editar código-fonte]

Com o advento do Facebook, já durante o seminário, se concentrou no trabalho de opinião pública, trabalho pró-vida e debates abertos no esclarecimento da fé. Foi o trabalho que lhe rendeu mais frutos chegando ao número atual de 211 mil seguidores. Enquanto nas demais redes sociais mantém uma presença mais modesta em termos de números como uma alternativa àqueles que não são usuários do Facebook.

Comunicação: o novo de Deus[editar | editar código-fonte]

Em 2013, antes da ordenação sacerdotal, ele foi surpreendido por um convite para fazer a cobertura ao vivo através do Rádio da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ Rio 2013). Tendo hesitado num primeiro momento por não haver esse tipo de experiência, aceitou o convite com as garantias dadas pelo trabalho de produção.

Durante as manhãs da JMJ Rio 2013, se podia ouvir a voz do Padre Augusto transmitida em cabeça de rede para toda América Latina e Caribe o programa ao vivo feito do estúdio da Rádio Catedral FM 106,7, situado na capital fluminense.

Nessa ocasião, no dia 27 de julho, uma surpresa tomou a todos que trabalhavam na transmissão, o Papa Francisco foi até a Rádio Catedral para abençoar os estúdios. Estando ali como âncora do programa, e feito o convite do Cardeal Orani João Tempesta para o Papa Francisco dirigir algumas palavras aos ouvintes, coube ao apresentador, não só apresentar o Papa, como fazer a primeira entrevista[3] ao Santo Padre numa rádio.

Segundo o padre, "esta grande graça foi a ocasião em que Deus lhe confirmou um chamado para a comunicação católica quando entendeu que Deus lhe pediu para renunciar aqueles anseios da juventude para devolver-lhes em formas completamente novas" [4].

Programas de Rádio[editar | editar código-fonte]

Depois da JMJ, manteve sua presença com o trabalho de apresentador de programas na Rádio Catedral. Apresentou o "Em Dia com a Notícia" de cunho noticioso, "Bom Dia Catedral" de seguimento oracional e o "Hora da Treta", programa de debate sobre problemas da atualidade e que contou com a parceria do Padre Nivaldo Júnior e do leigo Alexandre Varela, do "O Catequista", este também credenciado como vaticanista pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

WebTV[editar | editar código-fonte]

Também teve contato com o mundo da WebTV através do programa "Palavra da Salvação" da WebTV Redentor, no qual foi apresentador por uma temporada e meditava o evangelho do dia para os seguidores do canal.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Ausente do Brasil por motivos de estudo, reside em Roma, onde concluiu em 2018 o bacharelado em Comunicação Institucional pela Pontificia Universtà della Santa Croce, e pela mesma, cursa licenza (isto é, o mestrado) do respectivo curso.

  1. Freire, Raphael Freire (7 de abril de 2013). «Dom Orani ordena doze novos presbíteros na Arquidiocese do Rio». Raphael Freire. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  2. Cúria Metropolitana, Cúria Metropolitana (14 de novembro de 2019). «Clero Secular». ArqRio. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  3. Servizio di Informazione, Santa Sé (27 de julho de 2013). «Entrevista do Santo Padre à Radio Catedral da Arquidiocese do Rio de Janeiro». Vatican. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  4. Entrevista com Padre Augusto Bezerra, 15 de agosto de 2019.

[[Categoria:!Artigos novos]] [[Categoria:Biografia]]